RERUM investe 14 milhões no novo JC - Barrocas Apartments

16/04/2025
RERUM investe 14 milhões no novo JC - Barrocas Apartments

Aveiro é a mais recente aposta da promotora RERUM, que está a desenvolver um novo empreendimento de habitação nas freguesias de Glória e Vera Cruz, o JC – Barrocas Apartments. O projeto é apoiado pelo Millennium bcp, parceiro da empresa há vários anos. 

Fruto de um investimento de 14 milhões de euros, o JC – Barrocas Apartments faz parte do núcleo urbano da cidade e está a ser construído no local conhecido por Barrocas, que evoca um passado ligado à presença do barro e a sua transformação, privilegiando uma relação com a ria e com o Canal de São Roque. Esta é uma localização essencialmente residencial, dotada de boas infraestruturas, equipamentos e acessibilidades. 

O empreendimento terá 42 apartamentos, 7 T1, 17 T2, 14 T3 e 4 T4, com dois pisos de garagem (com possibilidade de carregamento de veículos elétricos) e áreas comuns, como um amplo lobby de entrada que funciona como espaço de receção dos visitantes, além de duas salas polivalentes para ginásio e pequenos eventos. Tem uma área total de construção de 8.859 metros quadrados. 

Imagem32.jpg

Este projeto é assinado pelo arquiteto Marcelo Borges Cardoso, contando com a consultoria da arquiteta Paula Albuquerque e do engenheiro Márcio Oliveira. Em entrevista ao Público Imobiliário, Márcio Oliveira, responsável pelo projeto, explica que a conceção deste projeto “teve por base o desenvolvimento de uma solução de habitação coletiva na qual se procurou adaptar os elementos estéticos, funcionais e identitários do edifício aos modos de habitar contemporâneos. Houve uma clara intenção de promover uma dialética entre a dimensão privada da fração e dimensão social das zonas comuns do edifício, concebendo áreas de partilha e confraternização”. 

Os principais públicos-alvo do JC – Barrocas Apartments são jovens profissionais, jovens casais, e vários tipos de famílias. As várias tipologias apresentadas respondem às diferentes necessidades de cada segmento. 

Neste momento, estão concluídas as fases de estrutura e alvenaria. Os apartamentos deverão começar a ser entregues no final do primeiro semestre do próximo ano. 

Imagem15_.jpg

Imagem3.jpg

Materiais duráveis e sistemas eficientes foram privilegiados 

A conceção de “um edifício durável, com pouca manutenção e com vistas privilegiadas” foi uma das principais preocupações deste projeto. A opção recaiu sobre materiais de qualidade e empresas locais que, na sua cadeia de fornecimento, minimizem as deslocações, como a Margrés, Sanidusa e Bruma. 

As envolventes opacas do JC – Barrocas Apartments são formadas por um bloco térmico de 25 centímetros de espessura e dois níveis de isolamento, um exterior com 6 cm de EPS e um interior com 5 cm de lã mineral. Já os vidros são duplos com controlo solar seletivo com dupla camada de prata COOL-LITE® SKN.

Ao nível dos aparelhos, foram adotados sistemas de climatização de alta eficiência, como bombas de calor Daikin, para minimizar os consumos energéticos. A domótica instalada ajuda a monitorizar os consumos, e pode ser operada remotamente, permitindo um maior controlo energético.

O resultado é um empreendimento com classe energética A.