Retorno do imobiliário português atingiu os 8% em 2022

24/05/2023
Retorno do imobiliário português atingiu os 8% em 2022

O mercado imobiliário nacional devolveu aos investidores um retorno total de 8% em 2022, um ano em que Portugal foi um dos destinos onde o investimento imobiliário de rendimento se mostrou mais rentável no global do ano. É o que mostra o Índice Imobiliário Portugal do MSCI, que avalia o desempenho anual do investimento imobiliário.

Na apresentação dos resultados de 2022 que decorreu em Lisboa, ficou bem patente que esta classe de ativos do mercado português está robusta, com estes retornos a comparar com os 6,8% gerados em 2021. Voltam a ser superados os retornos de outras classes de ativos, como dos fundos de investimento imobiliário, que devolveram 5,5% aos investidores, do mercado de ações, com 7,7%, ou as obrigações, com -18,7%.

Portugal evidenciou uma evolução positiva no contexto europeu em 2022, segundo os especialistas, com quase todos os outros mercados a registar retornos inferiores aos de 2021. O nosso país foi também uma exceção no que diz respeito à valorização dos ativos, tendo em conta que se observaram correções de valor significativas em alguns dos mercados mais maduros da Europa, como o Reino Unido ou a Holanda.

A componente das rendas teve um forte impacto nos resultados do índice de 2022, representando 5,6%. Já a valorização contribuiu com os restantes 2,3%. Ou seja, foi o crescimento das rendas que suportou, em grande parte, o crescimento do valor dos ativos em 2022. Em paralelo, as yields desceram -0,5%.

Hotelaria tem os retornos mais elevados. Retalho e escritórios também sobem

De acordo com este índice, os hotéis devolveram os retornos mais elevados no ano passado, de 12,5%, quase triplicando os 4% do ano anterior, e a componente de valorização de capital foi o principal impulsionador dos resultados do índice, confirmando a boa performance do mercado turístico. O retalho registou retornos de 8,5%, acima dos 7,3% de 2021. Já os escritórios, revolveram 7,3%, 0,4% acima do ano anterior, com os escritórios do CBD de Lisboa a liderar, com um retorno de 8%. Também no setor industrial os retornos subiram 0,2% para 7,8%. Já as atividades englobadas no setor alternativo “Outros” devolveram 4,4% em 2022, incluindo educação, saúde ou lazer, entre outros, com destaque para a saúde, com 8,1%.

Imóveis da banca acompanham este interesse e dinâmica de investimento

No primeiro trimestre deste ano, também os imóveis em carteira da banca portuguesa continuaram a mostrar-se atrativos para os investidores imobiliários, acompanhando a dinâmica evidenciada pelo índice do MSCI. A atestar esta tendência, o Millennium bcp registou a venda de 181 imóveis, num valor global de 35 milhões de euros, que excede em 2 milhões de euros o valor contabilístico.