A Reynaers Aluminium acaba de lançar um novo passaporte digital de produto, o DigiTrace, um primeiro passo em direção às futuras diretrizes da União Europeia. Tem por objetivo proporcionar acesso imediato à informação e total transparência sobre o desempenho, materiais e dados de sustentabilidade dos produtos, através de códigos QR específicos para cada janela, porta ou fachada.
Ao permitir o acesso direto a informações sobre os materiais utilizados, o DigiTrace da Reynaers Aluminium permite que todos os intervenientes no projeto possam tomar decisões mais informadas. No futuro, a Reynaers Aluminium pretende expandir ainda mais esta funcionalidade, fornecendo dados sobre o fim de vida do produto, uma iniciativa particularmente relevante no contexto da economia circular. Recorde-se que o alumínio é 100% reciclável sem perder as suas propriedades, permitindo gerar novas janelas com a mesma qualidade.
A empresa explica que a solução de software, especialmente desenvolvida para este efeito, é adicionada aos produtos na fase fabricação. Os instaladores podem exportar os detalhes dos produtos e as informações técnicas diretamente do ReynaPro, o software da marca para configuração, cálculo, encomendas e produção. Certificações adicionais, documentação e informações, como Declarações Ambientais de Produto, manuais de manutenção e garantias, imagens da instalação entre outros; podem ser facilmente adicionadas. Para o utilizador, a ferramenta é acessível ao digitalizar o código QR com o smartphone, permitindo partilhar feedback e sinalizar qualquer questão, aceder às medidas exatas, especificações dos materiais, recomendações de manutenção e desempenho, bem como carregar e enviar imagens diretamente para os fabricantes ou instaladores, o que contribui para a longevidade e bom desempenho dos sistemas instalados e para minimizar as deslocações à obra.
Após uma fase de testes e de recolha de feedback em 2023, durante a qual mais de 2.000 elementos foram equipados com o sistema DigiTrace, o projeto avançou para a sua implementação plena. Em Portugal, o DigiTrace já começou a ser introduzido em alguns projetos, marcando o início da expansão no mercado nacional. No futuro, esta aplicação terá capacidade para utilizar big data e inteligência artificial para monitorizar o comportamento dos sistemas a longo prazo e fazer melhorias contínuas com base nesses dados.
O ecossistema digital da Reynaers Aluminium permite “conectar” todas as fases de um projeto e todos os intervenientes – do investidor ao arquiteto, construtor, instalador e utilizador – desde a fase de design até ao pós-venda e, no futuro, até ao fim de vida útil do edifício. A transformação digital é encarada pela Reynaers Aluminium como uma força motriz para a sustentabilidade e competitividade no setor. Ao fechar o ciclo de um projeto com uma solução que acompanha a utilização e, futuramente, o fim de vida do produto, o DigiTrace contribui ativamente para uma indústria mais eficiente, colaborativa e sustentável.