Salão Imobiliário de Portugal regressa esta semana à FIL

03/05/2023
Salão Imobiliário de Portugal regressa esta semana à FIL

Arranca esta quinta-feira, dia 4 de maio, uma nova edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que se prolonga até domingo dia 7 na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.

Feira de referência do setor imobiliário, o SIL vai receber profissionais e público em geral em quatro dias intensos de evento, com debates, apresentações, prémios e outras iniciativas. Realiza-se novamente em simultâneo com a Tektónica, evento líder da construção em Portugal. Os dois eventos vão ocupar uma área de 20.000 metros quadrados com exposição e conferências, esperando mais de 15.000 visitantes.

Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL, refere que o salão “tem uma grande responsabilidade no mercado imobiliário, a nível nacional e internacional, assumindo-se como o evento líder do imobiliário em Portugal e a plataforma para a internacionalização do setor. o SIL é sem dúvida o ponto de encontro do imobiliário, nomeadamente dos profissionais, dos investidores, dos empresários, dos técnicos e dos organismos públicos, bem como dos parceiros estratégicos”. Dado o feedback positivo de expositores e visitantes do ano passado, “temos como objetivo ultrapassar largamente os números da edição anterior”.

Cidades e investimento vão estar em debate

Nos dias 4 e 5 de maio decorre a agenda de conferências do SIL, que será dominada por temas como a habitação, os desafios conjunturais do setor, ou o licenciamento urbano. Arranca com o SIL Cidades na manhã do primeiro dia do evento, que contará com a participação dos autarcas de Lisboa, Loures, Porto, Santarém, Seixal ou Vila Nova de Gaia. Da parte da tarde, decorre a Conferência Era, dedicada ao tema “Este país não é para jovens? Os desafios da habitação para as novas gerações”. O primeiro dia de trabalhos encerra com a conferência WIRE dedicada ao tema “ESG & Arte: O caminho para a valorização do imobiliário”.

Dia 5 fica marcado pela realização do SIL Investment Pro, coorganizado pela APPII. O “estado da nação” do imobiliário, da habitação e do licenciamento estarão em destaque nos três painéis de debate desta manhã.

Sandra Fragoso considera que o SIL Investment Pro “é o palco premium do debate do setor com um programa de conferências que foca as temáticas atuais e permite a troca de experiências e opiniões na procura de soluções”. Para debater os grandes temas do setor, como a crise da habitação, os desafios da sustentabilidade ou o contexto económico adverso, “são fundamentais os fóruns de debate, as exposições e eventos como o SIL. O nosso objetivo é proporcionar networking, leads de negócio e sobretudo debate de ideias que por certo contribuirão para políticas e soluções mais eficazes para todos os portugueses”.

Prémios SIL do Imobiliário

Este ano, os Prémios SIL do Imobiliário serão entregues no primeiro dia do SIL, a 4 de maio, com três novas categorias: “Melhor Campanha de Lançamento”, “Inovação” e “Responsabilidade Social”. Mantêm-se as categorias “Construção Sustentável e Eficiência Energética”, “Melhor Empreendimento Imobiliário” e “Reabilitação Urbana”.