Salão Imobiliário de Portugal de volta à FIL esta quinta-feira

09/04/2025
Salão Imobiliário de Portugal de volta à FIL esta quinta-feira

A FIL do Parque das Nações volta a receber o SIL – Salão Imobiliário de Portugal de 10 a 12 de abril, em simultâneo com a Tektónica.

O ciclo de conferências SIL Investment Pro marca a agenda do salão. Logo pela manhã de dia 10, os novos formatos de viver a habitação vão estar em discussão na sessão “Novos modelos de habitar – do Flex Living ao arrendamento”, trazendo as experiências internacionais e os operadores ibéricos que estão a liderar a transformação do mercado, num debate liderado pela APPII. Importa perceber quem são os investidores que hoje protagonizam estes novos investimentos, e qual a nova realidade que está a ser implementada na Europa.

A menos de dois meses de novas eleições legislativas, o salão será um momento privilegiado para debater as opções políticas para a habitação e para o setor da construção e do imobiliário. Da parte da tarde, pelas 15h, a conferência “Uma política de habitação para Portugal – As propostas” convida autarcas de Aveiro, Santarém e Leiria, ordens profissionais e associações do setor para um debate sobre o tema, bem como representantes do Partido Socialista e do Partido Social Democrata que poderão apresentar as suas propostas.

No dia 11, “O futuro da mediação imobiliária e do financiamento” arranca o dia de debate, pelas 10h30, no qual a APEMIP protagoniza uma discussão que reunirá o interesse do mercado imobiliário, num momento em que a transformação digital está a acelerar e lança inúmeros desafios à fileira, e em primeiro lugar ao financiamento e à intermediação.

Por outro lado, também as autarquias vão estar em destaque neste que se assume como um fórum de construção das cidades, onde promotores, investidores e municípios apresentam os seus planos de desenvolvimento futuro. Da parte da tarde, a sessão “Cidades para todos – o desafio da inclusão social” convidam à discussão, num contexto em que as cidades portuguesas vivem hoje entre a pressão da atração de novos residentes e turistas e da necessidade de habitação para os jovens. Importa perceber como se pode equilibrar o desenvolvimento sustentável do território, e que desafios e respostas encontram as autarquias. A sessão contará com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa; de Paulo Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e da Câmara Municipal do Porto, representada pelo vereador Pedro Baganha..

Sérgio Runa, gestor do SIL, considera que o evento “é o barómetro do setor e as conferências são um dos pontos altos do certame, onde abordamos os principais desafios e oportunidades pelos quais os setores da fileira do imobiliário e da construção irão passar a curto médio prazo”.

António Gil Machado, diretor do Grupo Iberinmo, que co-organiza este ciclo de conferências, destaca um programa “que respeita a realidade de uma feira que é a maior dedicada à fileira da construção e do imobiliário. Colocamos toda a nossa experiência de organização de eventos de imobiliário ao serviço do mercado e estamos muito orgulhosos nesta forte parceria com a fundação AIP / FIL”, conclui.

DSCF9577.jpg

Aveiro – Cidade em destaque 

Em 2025, Aveiro será a cidade em destaque do SIL, pelo seu exemplo de boas práticas e por ser considerada uma cidade estratégica para o investimento imobiliário. A cidade “tem implementado diversos programas de reabilitação de espaços urbanos, aumentando o potencial para investidores e apresenta um mercado imobiliário em franca expansão e desenvolvimento, tanto em áreas urbanas quanto na periferia, com oportunidades para habitação, comércio e serviços, manifestando igualmente uma forte preocupação com a habitação social e a custos controlados”, explica o gestor do SIL. Por outro lado, enquanto smart city, Aveiro “tem tido destaque com vários projetos nas áreas da mobilidade urbana, sustentabilidade e transição energética, bem como na utilização de energias renováveis”.

Prémios SIL do Imobiliário entregues na quinta-feira

A cerimónia da 16ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário decorre a 10 de abril, pelas 20h. Um dos pontos altos do salão, contará com mais de 50 candidaturas a concurso, e vai premiar a qualidade e a inovação nas áreas da promoção imobiliária, do desenvolvimento urbano, das autarquias, das obras públicas, da habitação, do arrendamento, da construção sustentável, da reabilitação urbana, da comunicação e da inovação.

Auditório SIL Hub Stage by Urbanitae

Durante os três dias do salão também estará patente o Auditório SIL Hub Stage by Urbanitae, no interior do Pavilhão 1 da FIL, com um programa próprio de várias iniciativas, “também elas dedicadas a profissionais e público em geral, como apresentações de novos empreendimentos, novos programas ou soluções de habitação, novos produtos ou serviços para o setor imobiliário, entre outros”, avança ainda Sérgio Runa.

Cidade APPII reforça presença no salão 

A APPII volta a participar no SIL este ano, tendo patente a Cidade APPII, onde estarão presentes mais de 20 expositores, além da associação. Este ano, o stand terá um auditório maior, onde vão decorrer vários eventos e iniciativas, bem como um Lounge Smeg. A Cidade APPII terá como mote “We are green”, que reforça o compromisso do Roteiro Verde do Imobiliário que a APPII e os seus associados assumem como prioridade. O projeto da Cidade APPII é assinado pelo ateliê Contacto Atlântico.