Santarém mantém dinamismo no mercado imobiliário

16/12/2020
Santarém mantém dinamismo no mercado imobiliário


Com uma área de 6700 km2, Santarém é o terceiro maior distrito de Portugal. Segundo o INE, esta geografia tem cerca de 46.500 empresas registadas, com uma média regional do segmento de PME em torno de 5,20% e 0,04% para o segmento de grandes empresas. Os restantes 97,76% são respetivos a microestruturas, que totalizam cerca de 44.063. E apesar das claras diferenças entre os distintos municípios que compõem o distrito, há algo que parece ser transversal: a necessidade de construção nova para colmatar a procura existente nesta geografia, assim como a necessidade de novas soluções para dar resposta a um mercado empresarial que, hoje, tem diferentes necessidade espaciais.

Nesse sentido, o Millennium bcp está a destacar um ativo que corresponde a 8 frações urbanas independentes, contíguas entre si, localizadas na Rua José Relvas, na Av. Carlos Relvas e na Rua Luísa Maria Falcão, na freguesia de Alpiarça.

Segundo o portal idealista, o preço por metro quadrado das casas à venda em Alpiarça, foi em novembro de 609 euros m2, menos 1,5% do registado em outubro e menos 2,4% face a agosto. Quando comparado com novembro do ano passado, o valor é menor 0,9%, estando em linha com o comportamento dos preços dos imóveis em geral. Mas seja qual for o concelho ou a freguesia de Santarém, a atratividade deste distrito é grande, potenciadora de uma qualidade de vida com valor para quem equaciona viver, trabalhar e desfrutar de um ambiente mais tranquilo, com menor azáfama face às das grandes cidades e, ao mesmo tempo, rodeado de cultura, natureza, ar livre e lazer disponíveis.

Voltando ao ativo em destaque, este trata-se de uma moradia, um armazém e seis terrenos urbanos para construção, localizados em zona urbana, cuja envolvente se carateriza pela existência de edifícios de cérceas e volumetrias variadas destinadas a habitação, comércio e serviços.

A moradia é do tipo palacete, de três pisos, cave, rés do chão e 1º andar. A cave é composta por várias divisões. O rés do chão comtempla um hall, corredores, cozinha, copa/despensa, wc e nove divisões sendo uma delas em suite. O 1º andar é constituído por um corredor, wc, 11 divisões e um terraço.

Estima-se que a sua construção remonta a uma data entre 1930 e 1940 e foi alvo de uma remodelação, em data não precisa, ao nível das paredes exteriores e pavimentos, paredes e tetos interiores.

Existem construções anexas, destinadas a salas de eventos ou armazéns, com cave composta por vestíbulo e wc e rés do chão composto por três salões, um deles com uma copa e dois armazéns. “Estas construções, que beneficiaram, igualmente de obras de remodelação ao nível das paredes exteriores e interiores, pavimentos e tetos, têm um pé direito que varia entre os 4,3 e os 7,3 metros, apresentando uma estrutura em alvenaria resistente, cobertura em telha cerâmica também”, explica o Millennium bcp.

Apesar de terem tido obras de remodelação, quer a moradia, quer os anexos merecem obras de conservação de forma a reaverem uma utilização enquadrada no conceito que representam.

Outro dos imóveis que enquadram o ativo em destaque, corresponde a um armazém composto por um espaço amplo com pé direito de cerca de 7,65 m2, com uma estrutura em alvenaria resistente.

Seis terrenos para construção

As restantes frações são seis terrenos para construção, alguns dos quais acomodaram, outrora, moradias de tipologias T2 e T3 entretanto já demolidas, e atualmente dizem respeito a áreas ajardinadas e estacionamento que deram suporte às atividades da casa principal.

Este ativo, no seu todo, reúne condições para quem tiver um projeto a desenvolver no âmbito do turismo rural, com espaço para atividades ao ar livre, assim como ampliar o espaço residencial com construção de habitações onde já tinham existido. Atividades como o co-living, que apesar dos constrangimentos pandémicos, não deixa de ser um formato de habitação com interesse para promotores e construtores, em especial, em localizações com bom ambiente paisagísticos, campestre e ao mesmo tempo com as comodidades de um centro urbano de apoio.

Face à especificidade e localização do ativo, Ramiro Gomes, responsável de Vendas Grandes Imóveis Sul, da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário, do Millennium bcp, admite que o perfil do cliente alvo poderá ser uma pessoa local, com conhecimento da história da propriedade, ou um investidor interessado em recuperar a propriedade para exploração turística, cultural ou residencial. “A promoção imobiliária, uma vez que uma componente do ativo é constituída por terrenos para construção, também poderá ser caraterística tendencial do potencial interessado na propriedade”.

O Banco destaca neste ativo a história da propriedade, a parte cultural da indústria do vinho, a localização central na localidade de Alpiarça, a dimensão e arquitetura das construções, que “são algumas das características que nos parecem relevantes destacar deste ativo que é composto por várias partes, em harmonia entre si”. Economicamente, o especialista diz que a propriedade tem relevo nos lotes para construção que dela fazem parte, o que deverá também ser um fator de atratividade e de interesse pelo ativo.

34 lotes no Entroncamento

Adicionalmente, o Millennium bcp está a dar enfase a um conjunto de 34 lotes de terreno localizados no Entroncamento e que se destinam à construção de edifícios multifamiliares, com comércio e serviços associados. Estes terrenos têm Alvará de Loteamento e as respetivas infraestruturas concluídas e significam uma excelente oportunidade para colmatar a falta de oferta que se tem verificado em habitação na região de Santarém. E o facto de a componente de comércio e serviços poder estar associada à habitacional, é um elemento que beneficia e valoriza estes ativos. Estes lotes (Ref. 89480…89516), têm áreas desde 215 m2/lote e preços desde 68.000€/lote.

Mas a carteira de ativos que o Banco tem no distrito de Santarém é mais diversificada e, para além de terrenos para construção coletiva, autoconstrução (de moradias), é também composta por moradias, apartamentos, espaços comerciais, escritórios e instalações industriais, que poderão ser pesquisados no site do imobiliário em www.millenniumbcp.pt.

Carlos Nunes, responsável de Vendas Retalho da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário explana que o distrito de Santarém, pela sua localização, tem características que encontramos noutros distritos de interior, mas ao mesmo tempo, pela sua proximidade a grandes centros urbanos, como Lisboa, acaba por beneficiar muito desse aspeto. “Nesta medida, o tipo de imóveis que aqui temos tido para venda respondem, muitas vezes, a uma procura para o mercado de segunda habitação”.

O especialista destaca que o comportamento do mercado nesta geografia tem sido positivo, “sobretudo pelo tipo de oferta que habitualmente temos em carteira, a qual tem beneficiado da proximidade, não só a Lisboa, como também à Costa da Prata e às suas magnificas praias, particularidade por vezes relevante no momento da decisão de investimento em habitação secundária”.


Foto: Imóvel propriedade do Millennium bcp, localizado na Rua José Relvas, 2090-102 Alpiarça.

Ref. 19348/49/52+40522 a 26

Área total terrenos: 10.308m2

Área Bruta Privativa/Habitação: 1.417 m2

Área do Armazém: 1.622 m2

Preço Base (global): 1.100.000€

O Banco irá analisar propostas de compra para este ativo, recebidas até às 17h do dia 13 de janeiro de 2021.

Poderão ser realizadas visitas com pré agendamento junto do respetivo gestor: Carlos Carapinha. Email: carlosbarria.carapinha@millenniumbcp.pt ou telefone: +351 915164239.