Semana da Reabilitação Urbana discute os desafios da arquitetura sustentável

21/04/2021
Semana da Reabilitação Urbana discute os desafios da arquitetura sustentável

No próximo dia 13 de maio, terá lugar no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa a sessão “Os Desafios da Arquitetura Sustentável”, coorganizada pela VI, pelo Portal da Construção Sustentável, pelo GECoRPA.

Quais os desafios das intervenções no edificado existente, com preocupações de sustentabilidade? Como conciliar a arquitetura com a sustentabilidade e o património? Como adaptar a realidade e o conhecimento empírico às novas tecnologias e atuais exigências funcionais. Como alterar o paradigma junto dos municípios para rumar a uma arquitetura verdadeiramente sustentável no nosso património construído, onde todos os pilares da sustentabilidade prevalecem: o social, o económico, o cultural e o ambiental?

Para debater estas e outras questões, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa convidou José Borges, membro da direção do GECoRPA; Ricardo Veludo, vereador do Urbanismo da CML); Manuel Arriaga Correia Guedes, do IST; Cristina Cardoso, diretora da AICCOPN; Jorge Grandão Lopes, diretor de Unidade Departamental do LNEC, e Aline Guerreiro, do Portal da Construção Sustentável.

Organizada pela Vida Imobiliária, de 11 a 13 de maio, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa será transmitida online, de forma gratuita, através da plataforma virtual de eventos Swapcard, inovando para continuar a assegurar a participantes e sponsors um evento de sucesso.

Temas como a ELPRE, o Plano de Recuperação e Resiliência e a prioridade dada à reabilitação urbana; a promoção para arrendamento, a habitação acessível, os desafios da arquitetura sustentável ou a recuperação do turismo depois da pandemia, estarão em destaque nas sessões principais do evento.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é uma iniciativa da revista Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, das Ordens Profissionais e principais Associações do setor. O Portal da Construção Sustentável associa-se como Parceiro Estratégico.

Saiba mais sobre a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa aqui.