Semana da Reabilitação Urbana do Porto estreia-se nas Caves Ferreira

25/10/2023
Semana da Reabilitação Urbana do Porto estreia-se nas Caves Ferreira

Está de volta de 6 a 8 de novembro mais uma edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que se realiza este ano pela primeira vez nas Caves Ferreira, no Cais de Gaia.

O evento dedicado ao setor da reabilitação urbana continua fiel à sua missão, promover um palco de discussão viva e ativa dos temas relacionados com a reabilitação urbana e o seu impacto nas nossas cidades. Terá este ano uma agenda de 11 sessões plenárias, além de outras iniciativas paralelas, essencialmente focadas nos desafios no acesso à habitação e na transição energética, passando pela construção nova e pela reabilitação urbana, num contexto de inflação, juros altos e falta de mão-de-obra.

O primeiro dia do evento arranca a debater o tema dos custos de construção, habitação acessível e arrendamento urbano. A abertura oficial do evento vai contar com a participação da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e convida também os presidentes da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, do Porto, da Maia e de Matosinhos.

O segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto será dedicado aos temas da sustentabilidade, passando pela mobilidade elétrica, pela descarbonização dos edifícios e pela reabilitação dos condomínios residenciais. Também as novidades do novo Simplex do licenciamento urbano estarão em destaque durante a tarde.

O terceiro e último dia fecha com especial foco na reabilitação urbana e a sua ligação ao turismo e alojamento local, na atração de capital, empresas e talento, e na importância da mobilidade urbana e das novas acessibilidades para a dinâmica da cidade.

Este ano, o evento volta a reunir o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia, Porto, Maia e Matosinhos, das Ordens Profissionais e principais Associações do setor da construção e do imobiliário.

A 11.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio Platina da Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Reynaers Aluminium e Saint-Gobain. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, BMI Group, Caixiave, CIN, Civilria, Cosentino, EDP, Fassa Bortolo, Fibran, Grupo San Jose, MAPEI, Morais Leitão, Perfisa, Portgás, Reify., Smeg, Valchromat, Victoria Seguros e Viroc.

Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos e a marca R.U.-I.S. Os apoios institucionais cabem à ACAI, AHP, ANFAJE, APEGAC, APFIPP, Cluster Habitat Sustentável, GECoRPA – Grémio do Património, Portugal Ventures, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal.

Na comunicação com o público, o Portal oficial é o Idealista e o jornal oficial é o Público Imobiliário.