Semana da Reabilitação Urbana do Porto registou 6.900 inscrições

30/11/2022
Semana da Reabilitação Urbana do Porto registou 6.900 inscrições

Realizou-se de 22 a 24 de novembro a 10ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, este ano de volta ao Palácio da bolsa. Uma edição que recebeu cerca de 1.600 participantes, que fizeram cerca de 6.900 registos nas várias sessões do evento.

Tiveram destaque central temas como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário, além da sustentabilidade e da energia, novas formas de mobilidade, o desafio dos edifícios NZEB e o potencial do Pacto do Porto para o Clima, sem esquecer o BIM, a construção modular e a inovação nos materiais de construção.

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto contou com a presença de várias figuras do poder público, como Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto; Pedro Baganha, Vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, e Ricardo Valente, Vereador do Pelouro das Finanças, Economia e Emprego e Pelouro de Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto, além de António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, ou Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e Manuela Álvares, Vereadora dos Pelouros do Espaço Público, Habitação e Obras Municipais da CMM, entre outros.

Organizada pela Vida Imobiliária, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto incluiu uma programação com mais de 20 sessões, incluindo 12 sessões plenárias, conferências, workshops e seminários, que envolveram mais de 100 oradores ao longo dos 3 dias do evento.

10 anos depois da primeira Semana da Reabilitação Urbana do Porto, o evento mantém-se como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana do país. Realiza-se anualmente no Porto, mas também em Lisboa.

A X Semana da Reabilitação Urbana do Porto contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto, tendo as câmaras de Gaia, Maia e Matosinhos como municípios parceiros. Teve também o apoio de diversas entidades do setor privado, como o Grupo Preceram, a Reynaers Aluminium ou a Schmitt+Sohn Elevadores como patrocinadores Platina. No patrocínio Ouro alinharam a A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, CIN, Fassa Bortolo, JLL, MAPEI, Emerge, ML, Nhood, PLMJ, Portgás, Predibisa, Reify., Sanjose, Smeg ou Victoria Seguros. Nos patrocínios institucionais, a Adene, a AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, IHRU, IMPIC, OASRN, Ordem dos Economistas, OERN e OET. A ACAI, AHP, ANFAJE, APEGAC, APFIPP, CentroHabitat, RICS e ULI Portugal também apoiaram o evento.