SIL – Salão Imobiliário de Portugal regressa de 4 a 7 de maio

05/04/2023
SIL – Salão Imobiliário de Portugal regressa de 4 a 7 de maio

De 4 a 7 de maio está de volta à FIL, em Lisboa, o SIL-Salão Imobiliário de Portugal. Será palco do debate dos grandes temas da atualidade do imobiliário e da apresentação de novos projetos. Decorre novamente em simultâneo com a Tektónica, feira líder do setor da construção em Portugal.

Promovido pela Fundação AIP e coorganizado com a Câmara Municipal de Lisboa, o salão decorre num momento desafiante para o setor imobiliário, e espera uma grande adesão dos principais players e do público em geral. Assume-se novamente como “o grande Marketplace do setor imobiliário em Portugal nas vertentes da promoção e da mediação de novos projetos imobiliários, sendo o ponto de encontro dos profissionais, investidores e de quem anda à procura de uma oportunidade no setor imobiliário”, segundo a organização.

O SIL vai seguir a sua estratégia de internacionalização e dinamização de encontros B2B e B2C, contando com a colaboração de entidades como a APPII, a APEMIP, a APR, a ASMIP, a ALP entre outras. Na agenda de conferências do SIL serão debatidos os principais temas da atualidade que estão na agenda do dia do setor imobiliário, marcados por um contexto económico de incerteza devido à guerra, à elevada taxa de inflação, à subida das taxas de juros, e à consequente diminuição do poder de compra, evidenciando ainda o novo pacote de medidas para o setor da habitação.

SIL Cidades e Prémios SIL do Imobiliário estarão em destaque

O espaço SIL Cidades volta a estar patente no SIL, num momento de crescente importância das cidades, quer na captação de investimento nacional e estrangeiro. Surgem novos conceitos e exigências que colocam à prova a capacidade de adaptação do mercado, e temas como o ESG (Environment, Social, Governance), a integração da sustentabilidade nas decisões de investimento ou a minimização de riscos estarão em cima da mesa.

Ponto alto do salão por excelência, os Prémios SIL do Imobiliário voltam a distinguir personalidades, empresas, soluções, entidades e projetos que se destacaram pela sua competência e qualidade. No ano passado, o galardão recebeu mais de 50 candidaturas.

Surgem este ano três novas categorias a concurso, nomeadamente “Melhor Campanha de Lançamento”, “Inovação” e “Responsabilidade Social” - atribuir o melhor projeto imobiliário em prol e para a comunidade (subcategorias - projeto, promoção imobiliária e mediação imobiliária). Mantem-se as categorias “Construção Sustentável e Eficiência Energética”, “Melhor Empreendimento Imobiliário” (subcategorias - comércio, serviços e logística, habitação e turismo) e “Reabilitação Urbana” (subcategorias - habitação, turismo, espaços públicos, escritórios, comércio e serviços).