Sintra mantém dinamismo imobiliário

20/01/2021
Sintra mantém dinamismo imobiliário

Sintra, com 377.835 habitantes é, logo após Lisboa, o município mais populoso de Portugal, para além de apresentar a pirâmide etária mais equilibrada da envolvente regional. Ou seja, além de superar os valores médios nacionais e regionais apresenta, genericamente, condições potencialmente muito favoráveis à manutenção de crescimento e saldo naturais positivos da população. Tal facto permitirá a potencial regeneração natural da população, salvaguardando-se, os impactos dos fluxos migratórios, sempre osciláveis e muito condicionados pelo contexto económico e do emprego.

A consolidação urbana e/ou esgotamento do espaço urbanizável, aliado ao envelhecimento do parque habitacional e da população residente, afiguram-se como relevantes neste saldo demográfico, mais contido do que o registado nas anteriores décadas.

A todo este dinamismo demográfico vem-se juntar uma dinâmica imobiliária, particularmente no que diz respeito a construção nova, cuja oferta claramente não chega para a elevada procura.

Terreno para construção no Belas Clube de Campo

O Millennium bcp tem à venda um ativo que corresponde a duas parcelas de terreno, localizadas na Serra da Carregueira, em Sintra, ambas de natureza rústica, mas com capacidade construtiva.

Estão enquadradas no Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra e também abrangidas pelo Plano de Urbanização da Serra da Carregueira (PU). Caraterizam-se como Solo Urbano à luz do Decreto Regulamentar nº 15/2015, tal como, aliás foi reconhecido no PDM. Estas duas parcelas situam-se junto à entrada do Belas Clube de Campo, um espaço residencial maioritariamente de 1ª habitação, com bons acessos e um excelente enquadramento paisagístico.

No total são 40.047 m2 que, de acordo com a planta de ordenamento do PDM atualmente em vigor, integram-se em três categorias de uso do solo, sendo todas urbanas: Espaço de Atividades Económicas, com 7.790 m2, Espaços Verdes Urbanos com 15.847 m2 e Espaço de Uso Especial – Equipamentos com 16.410 m2.

No entanto não há, à data qualquer estudo de viabilidade construtiva feito. Segundo o Banco, estão presentemente válidos no terreno em análise o PDM e o PU, sendo que, apesar do PDM ter sido revisto recentemente, este refere que se aplicam as regras do PU enquanto estiver em vigor.

Segundo o PU, este delimita uma Unidade de Execução, respeitante à entrada do Belas Clube de Campo, onde as parcelas de terreno se situam, e que visa a concretização de operações urbanísticas privadas, com os seguintes objetivos: criação de um espaço destinado a atividades económicas que permita a instalação de uma pequena unidade comercial a retalho e que sirva a área do Plano e, principalmente a urbanização total; o reforço da oferta para saúde e bem-estar, bem como serviços complementares na área do Plano; garantir o enquadramento paisagístico dos volumes a construir e a valorização da Estrutura Ecológica Municipal e reforçar a rede de mobilidade suave da área do Plano.

Localização privilegiada

Ramiro Gomes, responsável de vendas, Grandes Imóveis sul da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário do Millennium bcp destaca, em primeiro lugar, a localização do ativo, uma vez estarmos perante lotes que se encontram integrados no Belas Clube de Campo, em Sintra. “O Belas Clube de Campo é um empreendimento que se estende por mais de mil hectares inseridos no novo Parque Florestal da Serra da Carregueira, aproximadamente a 15 minutos do centro de Lisboa, e onde residem cerca de 800 famílias”. Segundo o especialista, ali é possível desfrutar de inúmeros serviços de apoio, incluindo um campo de golfe com 18 buracos reconhecido internacionalmente, campos de ténis, padel, futebol, beach voleibol, ginásio, inúmeros trilhos de ciclovias, o Jardim-Escola João de Belas aberto recentemente, e um restaurante de grande dimensão com possibilidade de realização de eventos, entre outros. “Considerando esta envolvência, os lotes que estamos a colocar em comercialização são uma mais-valia para a zona, uma vez que podem atribuir ao empreendimento outras valências ainda inexistentes, como uma unidade comercial a retalho, ofertas de saúde e bem-estar, ou seja, um conjunto de serviços e comodidades que têm sempre procura, ainda para mais, no espaço envolvente à urbanização”.

O ativo dirige-se principalmente a promotores imobiliários, talvez alguns dos quais já a desenvolver projetos de construção no interior do Belas Clube de Campo, e com a capacidade de infraestruturar os lotes em questão e desenvolver uma arquitetura enquadrada no Plano Urbanístico local.

Apesar do atual contexto de pandemia, os números mostram que o mercado da classe média/superior tem garantido níveis de investimento interessantes. Ramiro Gomes destaca que este empreendimento é exemplo disso, sendo destinado a residentes da classe média superior e alta, o que tem mantido o contínuo crescimento de nova construção de vivendas e também apartamentos, mais especificamente o “Green Valley”, atraindo também muitos cidadãos estrangeiros que investem neste local.

Sintra mantém dinamismo imobiliário

Considerando a carteira de ativos do Millennium bcp, o mercado de Sintra continua a ser uma das zonas do país com mais dinâmica. “Temos interagido com muitos contatos que procuram ativos residenciais e também não residenciais, como lojas e armazéns, na linha de Sintra, tendo o Banco concretizado um número importante de vendas no decurso do último ano”. Atualmente, a carteira do Banco neste concelho é representada, maioritariamente, por lotes de terreno para construção.