Sistema de Informação de Custos de Construção apresentado na Ordem dos Engenheiros

15/02/2023
Sistema de Informação de Custos de Construção apresentado na Ordem dos Engenheiros

Decorreu a 8 de fevereiro na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a apresentação pública do novo SICC – Sistema de Informação de Custos de Construção, plataforma desenvolvida pela Confidencial Imobiliário com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para apurar estatísticas de custos de construção, com base na amostragem de orçamentos elaborados para efeitos de financiamento à promoção imobiliária.

Este novo sistema de informação quer responder às necessidades de promotores imobiliários, avaliadores, entidades bancárias, projetistas, empresas de construção que pretendem comparar e avaliar os preços dos seus empreendimentos. Parte da colaboração com as instituições financeiras em promoverem, junto dos seus clientes (promotores imobiliários), uma metodologia de orçamentação estandardizada. A ideia é trazer mais transparência ao mercado da construção e maior comparabilidade, para uma concorrência mais efetiva.

Esta pretende ser uma ferramenta de benchmark para o mercado. A participação ativa de instituições financeiras é fundamental para o desenvolvimento deste sistema, e o SICC permite à banca um maior controlo de riscos e rigor de análise no financiamento de promoção imobiliária.

Durante o evento, foi constituída a Comissão de Acompanhamento Metodológico do SICC, constituída pelo professor Vasco Peixoto de Freitas; professor Raimundo Mendes da Silva; professor Manuel Duarte Pinheiro; Bento Aires, em representação da Ordem dos Engenheiros; José Manuel de Sousa, em representação da Ordem dos Engenheiros Técnicos; Paula Santos, em representação da Ordem dos Arquitectos; Sónia Oliveira, em representação da AICCOPN; Diogo Pingo Gonçalves, em representação da APPII; e Rui Fragoso, em representação da ADENE.