Subida dos preços no Porto desacelera para 13,7%

31/05/2023
Subida dos preços no Porto desacelera para 13,7%

No primeiro trimestre deste ano, os preços de venda da habitação no Porto subiram 13,7% face a igual período do ano passado. Um crescimento muito significativo, mas que ainda assim traduz um abrandamento face à variação homóloga de 16,9% registada no 4º trimestre de 2022. Em termos trimestrais, os preços subiram 1,1%, é a variação em cadeia mais baixa que se regista em dois anos.

Os números do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário mostram que, apesar de manter um ritmo de valorização superior ao de Lisboa, o Porto está a contrariar a tendência observada tanto na capital como a nível nacional, onde este primeiro trimestre inverteu a trajetória de desaceleração registada no último semestre do ano passado.

Já no que diz respeito à Área Metropolitana, foi no Porto que os preços menos subiram. Todos os restantes mercados registaram subidas homólogas dos preços da habitação acima dos 17% neste trimestre, com destaque para Gaia, onde os preços estão 26,2% acima dos registados no primeiro semestre de 2022. Também Matosinhos ou Póvoa de Varzim tiveram subidas próximas dos 25%.

Assim, segundo o SIR-Sistema de Informação Residencial, o mercado imobiliário residencial do Porto transacionou neste primeiro trimestre a 2.804€/m2, acima da média dos anos pré-Covid, mas ainda sem confirmar os patamares de mais de 3.000€/m2 registados ao longo da maior parte do ano passado.