Tecnologia promete evolução e melhoria da gestão de condomínios

25/11/2025
Tecnologia promete evolução e melhoria da gestão de condomínios

A evolução tecnológica aplicada à gestão de condomínios em Portugal foi o tema principal de debate na II Convenção dos Condomínios, que se realizou a 14 de novembro, em Leça da Palmeira, reunindo quase duas centenas de profissionais ligados ao setor. 

Vitor Amaral, presidente da APEGAC, referiu na sessão de abertura, que “o futuro da gestão de condomínios é inovar, mas com qualidade, ética, responsabilidade, segurança, mas também com olhos postos na sustentabilidade dos edifícios, valorizando o património dos condóminos”. 

O Conselho Diretivo do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) esteve representado no evento pelo seu presidente, Fernando Batista, que anunciou estar em fase de preparação o projeto de regulação da atividade profissional de administração de condomínios, defendendo que é “de primordial importância” que esta atividade seja regulada. Referiu também a importância da qualificação destes profissionais para a sua valorização e a discussão sobre o impacto das novas tecnologias no setor. Salientou ainda o facto desta atividade, que está no fim da fileira da construção e do imobiliário, ser a única que se mantém em toda a vida útil dos edifícios, com um importante papel na sua manutenção e valorização.

Vários oradores de áreas distintas, desde administradores de condomínios a advogados, técnicos de seguros e da banca, empresários da área dos elevadores, entre outros, debateram o futuro próximo da administração profissional de condomínios, tendo em conta o impacto que as novas tecnologias, e a Inteligência Artificial (IA) em particular, vão ter no seu desempenho.

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Vítor Amaral salientou que a IA irá melhorar a prestação do serviço de administração de condomínios, automatizando processos, de forma a fazer mais e melhor com os mesmos recursos humanos. “A IA não é mais do que o uso de algoritmos e sistemas que permitem automatizar tarefas humanas para uma gestão mais eficiente; porém, os contextos terão de ter a mão humana e quanto mais e melhores forem, mais rápido e correto será o seu desempenho”.

Paulo Alexandre, Senior Advisor da Inhouse Digital e fundador da Improxy, no primeiro painel de debate, sobre a IA, disse que o “o futuro será a utilização de um software que faz tudo, centraliza tudo, mas isso não acontecerá já nos tempos mais próximos”, salientando que a sua utilização é de extrema importância na manutenção preditiva. Na sua opinião, os profissionais do setor, face a esta realidade, “ou aderem ou ficam para trás”. 

“Um dos segredos deste negócio, de administração de condomínios, é a personalização e a IA não é emocional, não tem sentimentos e, por isso, não substitui o ser humano; O objetivo principal da utilização da IA é a simplificação de processos, sempre com a decisão humana”, acrescentou. 

Miguel Franco, da Shcmitt+Shohn Elevadores, identifica que algumas das principais preocupações incluem a segurança, a disponibilidade dos equipamentos, a resolução dos custos operacionais, a validação do património e envelhecimento dos edifícios e, consequentemente, destes equipamentos, afirmando que “os sensores nos elevadores permitem saber a reação dos mesmos e fazer a sua manutenção preditiva, incluindo os elevadores mais antigos”. Por todos os oradores foi demonstrada a necessidade de haver transparência no uso da IA, até porque a responsabilidade é sempre do humano, de quem usa a IA.

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José Vale, CEO da Improxy, garantiu às empresas do setor presentes que a “a IA acelera processos, reduz erros e liberta tempo para aquilo que realmente importa: o foco na estratégia, crescimento e aumento da satisfação dos condóminos”, dando alguns exemplos, como o assiste virtual, para fazer e receber telefonemas; as traduções automáticas; geração de conteúdos e orçamentos; criação de ocorrências; reconciliação bancária e geração de checklists. No caso da assistente virtual, permite que os condóminos possam solicitar informações sobre o seu condomínio ou comunicar uma ocorrência a qualquer hora e em qualquer dia.

A II Convenção dos Condomínios é uma iniciativa da APEGAC, que contou com a coorganização da Improxy.