É já na próxima segunda-feira que se realiza a 8ª edição do Portugal Real Estate Summit, o evento de referência para o setor do investimento imobiliário em Portugal.
O Portugal Real Estate Summit é organizado pela Iberian Property, parte do grupo Iberinmo, e volta a ser acolhido no Hotel Palácio Estoril, onde se realiza desde a primeira edição. Os dias 15 e 16 de setembro serão dois dias intensos de conferências e debates que contam com a presença de mais de 350 participantes, líderes da indústria a nível mundial. Aqui terão uma oportunidade privilegiada para o networking e para discutir em primeira mão as principais tendências e as melhores oportunidades do setor nas várias regiões, num programa animado de sessões principais e sessões paralelas.
Como pontua a economia portuguesa no contexto europeu?
O antigo ministro Adjunto e dos Negócios Estrangeiros entre 2011 e 2015, Paulo Portas, será o keynote speaker encarregue da abertura do Portugal Real Estate Summit. Vai refletir e partilhar a sua visão sobre o percurso da economia portuguesa no contexto europeu e as suas perspetivas de crescimento futuro, abrindo a sessão "Economic Outlook", que irá debater se o desempenho económico de Portugal, acima da média europeia, é ou não sustentável no futuro, e se o país deve comparar-se com mercados centrais da Europa ou com economias emergentes de Leste.
O papel do turismo no futuro do investimento
O painel "Tourism & Real Estate – A Golden Marriage with a Future?" será apresentado em conjunto por Duarte Morais Santos, Head of Hotels da CBRE Portugal e Paula Sequeira, Director Consultancy & Valuation da Savills Portugal, e propõe uma revisão do impacto do turismo no investimento imobiliário na última década e uma reflexão sobre o seu potencial de crescimento nos próximos anos. Este é o mote para uma mesa-redonda de debate que conta com a participação de José Roquette, Member of the Board of Directors – Chief Devepment Officer do Grupo Pestana; John Calvao, Partner e Fund Principal da Arrow Global; Daniel von Barloewen, Senior Vice President, Global Mixed-Use Development da Accor One Living; Elizabeth Rothfield, Founding Partner & CEO da Explorer; e Javier Arús, Senior Partner Hospitality & Leisure da Azora.
Destaque ainda para o Welcome Dinner do dia 15, no qual Paulo Moita de Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos, será o orador convidado.
As melhores oportunidades dos setores residencial e comercial
O segundo dia do evento vai centrar-se nas oportunidades de investimento nos segmentos residencial e comercial, bem como nos projetos mais ambiciosos que estão a moldar o futuro de Lisboa e do país. Na sessão "Living and Commercial – Where Are the Opportunities?", conduzida por Paulo Sarmento, Head of Transactional Services Portugal da C&W, e Augusto Lobo, Head of Portugal Capital Markets da JLL, será feita uma análise às melhores oportunidades de alocação de capital em Portugal, com foco nos fundamentos de mercado, rentabilidades esperadas e opções de financiamento disponíveis.
No debate que se segue, participam Vanessa Gelado, Senior Managing Director e Head of Spain & Portugal da Hines; Frédéric Jariel, Co-Head of Real Estate da Tikehau Capital; Juan M. Acosta, CIO da Rockfield; Duarte Soares Franco, Board Member da Habitat Invest e Francisco Ravara Cary, Executive Board Member da Caixa Geral de Depósitos.
Os grandes projetos de Lisboa
Antes do encerramento, a capital está em destaque na sessão "Looking Ahead… The Most Ambitious Projects That Will Shape the Future of Portugal", que propõe uma visão de longo prazo para Lisboa enquanto cidade de duas margens, com destaque para novos projetos estruturantes e para as oportunidades que estes representam no investimento imobiliário nacional.
Participam nesta sessão Cristina Santos, Executive Director, Property Management & Leasing da Sonae Sierra; Miguel Santana, Board Member da Fidelidade Property; Pedro Coelho, CEO da Square AM; e Alberto Henriques, Associate Partner da Deloitte.
Seis sessões paralelas
O Portugal Real Estate Summit organiza o seu habitual ciclo de 6 sessões paralelas, dinamizadas pela Abreu Advogados, CBRE, Cushman & Wakefield, JLL, Morais Leitão e Savills, sobre temas como o financiamento alternativo, hotelaria, escritórios, segmentos alternativos, veículos de investimento e residencial, entre outros.

As sessões decorrem a partir das 18h15 no dia 15 e também a partir das 9h30 no dia 16.
O Portugal Real Estate Summit volta a ter como parceiros os principais agentes do mercado, incluindo a CBRE, a Cushman & Wakefield, a JLL, a Savills, a Abreu Advogados, a Morais Leitão, a Norfin, a Square Asset Management, a Refundos Explorer e a Nhood.