Valorização e dinamização económica do Barreiro cativa projetos imobiliários

07/04/2021
Valorização e dinamização económica do Barreiro cativa projetos imobiliários

Contrariando aquilo que seria a expectativa, o mercado imobiliário continua o seu caminho ascendente, apesar do contexto de pandemia que tem vindo a registar-se há já mais de um ano. O valor dos imóveis manteve-se e, em alguns casos, até registou uma subida. O mercado continua, por isso, deveras interessante, até porque a procura não deixou de existir, mesmo em períodos de confinamento, com os compradores a optarem, isso sim, por novas geografias e soluções de habitação mais ajustadas a uma nova realidade.

O mercado residencial da margem sul do Tejo, por exemplo, passou a ser uma alternativa muito apelativa para as famílias jovens que procuram casa para viver, nomeadamente os concelhos do Barreiro e Moita que apresentam um mercado imobiliário saudável e com crescente procura tanto pelos já residentes como por quem vê nestas cidades oportunidades residenciais com excelente relação na qualidade / preço, até antes de se falar da construção do novo aeroporto. No entanto, este anúncio pode ter ajudado a revalorizar esta região, na expetativa da sua valorização e dinamização económica, não só pelas populações e atividades económicas já residentes, mas por aquelas com interesse em dotar a zona de maior oferta residencial decorrente.

Freguesias como Alcochete, Montijo e também Barreiro, têm sido muito procuradas, numa fase recente como alternativas aos preços de venda elevados na cidade de Lisboa. A sua localização, permite uma proximidade à capital e aos locais de trabalho devido aos bons acessos rodoviários e à boa cobertura de transportes públicos. A cidade do Barreiro apresenta uma posição estratégica enquanto banhada pelo Tejo e apoiada por um importante terminal rodo-ferro-fluvial. Situa-se a cerca de 40 km de Lisboa – ligando a esta cidade pela Ponte 25 de Abril ou pela Ponte Vasco da Gama – e a cerca de 35 km de Setúbal, capital de distrito, cujo acesso mais destacado é pela A2.

Periferia de Lisboa é terra de oportunidades

Reunidas estas condições, a classe média tem procurado cada vez mais, nestas periferias, oportunidades para mudar de casa, para viver e até para investir em regime de arrendamento.

“Como tal é importante apostar nestas áreas e investir na disponibilização de ativos residenciais, de forma a equilibrar a oferta imobiliária para que se mantenha a preços apelativos para os jovens e famílias de classe média/média baixa, que cada vez mais procuram soluções para uma habitação fora de Lisboa e com outras comodidades”, realça o Millennium bcp.

Neste contexto, o Banco, como proprietário de terrenos localizados na periferia de Lisboa, destaca cinco lotes de terreno inseridos numa zona residencial de 1.ª habitação, com comércio e junto ao Fórum do Barreiro, os quais beneficiam de uma localização privilegiada no centro da cidade. Para além de bons acessos e de um bom enquadramento paisagísticos, esta área da cidade é bem servida de transportes públicos e representa uma excelente alternativa para quem procura habitação com qualidade de vida e a preços mais apelativos.

“São excelentes oportunidades para construtores ou promotores conhecedores da dinâmica do mercado, avançarem com projetos imobiliários que vão ao encontro das necessidades de habitação da região”. De referir que a margem sul, tem sido procurada tanto por compradores nacionais como por estrangeiros que elegeram a margem sul como uma boa localização para habitar e desfrutar da tranquilidade que proporciona.

Os terrenos destinam-se à construção de edifícios residenciais entre cinco a oito pisos acima do solo, com duas a três caves para estacionamento e com comércio/serviços (ver mapa fig. 1 com as caraterísticas construtivas de cada lote).

A intenção do Millennium bcp é vender a totalidade dos lotes num negócio único, no entanto está disposto a analisar propostas para lotes individuais, os quais têm alvará de loteamento aprovado e registados nas certidões prediais respetivas.

Ramiro Gomes, do Millennium bcp, disse ao Público Imobiliário que o banco está a

promover lotes de terreno para construção de habitação com volumetrias muito interessantes e que estão localizados numa zona com procura ativa. “Neste contexto, acreditamos que os promotores imobiliários e construtores da região estão atentos à conjugação destes vários fatores e com interesse em disponibilizar ao mercado uma oferta que irá ao encontro da procura, em quantidade e qualidade, existente na região”.

O Banco irá analisar propostas de compra para estes imóveis, recebidas até às 17h do dia 23 de abril de 2021.

Para informações adicionais, contactar o Millennium bcp – Carlos Carapinha, e-mail: carlosbarria.carapinha@millenniumbcp.pt.