A zona da Lagoa dos Salgados e da baía da Praia Grande, em Armação de Pera, conta agora com um novo projeto de habitação premium, o Bayline, resultado de um investimento de cerca de 85 milhões de euros da promotora imobiliária Vanguard Properties.
São 256 apartamentos, com tipologias T1 a T3, distribuídos por 6 edifícios, na primeira linha de mar, com acesso direto à praia, assinados pelo atelier Saraiva + Associados. José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, recorda que “o objetivo foi desenvolver um projeto contemporâneo com acabamentos de excelência, privilegiando-se, não apenas a estética do próprio edifício, mas também as vistas, áreas comuns, extenso jardim e amenities”. Explica que “também se pretendia que cada apartamento, independentemente da sua tipologia, tivesse áreas generosas e varandas espaçosas, sempre que possível com vistas privilegiadas. Todas estas premissas foram integralmente cumpridas”.
O condomínio caracteriza-se, assim, “por um conjunto de grandes varandas e envidraçados, projetados de formas estilizadas e suaves. As soluções arquitetónicas propostas procuram criar uma identidade única capaz de marcar a paisagem, contudo sem a ferir”, descreve José Cardoso Botelho.
O projeto “distingue-se ainda pelo seu jardim com cerca de dois hectares e pelo conjunto de amenities e detalhes ímpares, elementos basilares na definição de um produto imobiliário com a assinatura Vanguard Properties”. Contando com estacionamento e arrecadações, o Bayline oferece serviços como concierge, spa, ginásio, piscinas interior e exterior ou campos desportivos.
A localização é um dos pontos fortes do Bayline. A poucos metros da Praia dos Pescadores, de Armação de Pera, está a 50 quilómetros do aeroporto de Faro, a 10 quilómetros do Algar de Benagil, uma das praias mais emblemáticas do Algarve, e próximo de vários reconhecidos campos de golfe.
O responsável da Vanguard Properties garante que este é um projeto “único no Algarve pela sua qualidade global, sendo já visível o impacto positivo na freguesia onde se insere”.

Projeto garantiu certificação BREEAM
A Vanguard Properties “assumiu um compromisso na área da sustentabilidade, passando a adotar uma política ambiental proativa, em que se propõe ir além das exigências legais”. Seguindo esta exigente política de sustentabilidade da empresa, o Bayline apresenta a certificação ambiental BREEAM (Building Reseach Establishment Environmental Assessment Method), um sistema que avalia a sustentabilidade de projetos de construção e cuja classificação se baseia em nove fatores: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, materiais, resíduos, água, utilização do solo e ecologia e poluição. José Cardoso Botelho salienta também “a utilização de materiais naturais, como a madeira e a pedra, e de equipamentos e materiais de alta-performance”.
Foram várias as soluções de eficiência energética adotadas, nomeadamente a instalação de painéis solares para sistema de aquecimento de água, de equipamentos para mobilidade elétrica, vidros térmicos e caixilharia eficiente.

“Um sucesso de vendas”
Recentemente concluído e apenas aguardando alvará de utilização, o Bayline está comercializado a 95%. Segundo José Cardoso Botelho, foi “um sucesso de vendas”, e “as expetativas foram totalmente cumpridas”, apesar de o lançamento ter coincidido com a pandemia e com o início da guerra na Ucrânia, que desencadearam a grande instabilidade nos custos de produção.
José Cardoso Botelho avança que “a maioria das unidades foram compradas por portugueses”, mas destaca também a “grande procura por parte de norte-americanos e europeus”. Relativamente à finalidade do uso, “apesar de termos muitos clientes que ali procuram uma casa de férias, num espaço privilegiado pela sua qualidade e localização, também se têm verificado muitos outros que ali têm investido para adquirir a sua habitação permanente”, explica.
Millennium bcp “acreditou na capacidade da Vanguard Properties”
O responsável da Vanguard Properties recorda o apoio do Millennium bcp neste projeto. Afirma que o banco “apresentou a melhor proposta de financiamento, acreditando na capacidade da Vanguard Properties de desenvolver um projeto premium naquela região do Algarve. Felizmente, o projeto é um enorme sucesso, reforçando os laços comerciais entre o Millennium bcp e a Vanguard Properties noutros projetos em desenvolvimento”.
E remata que o banco, “além de conhecer o setor, tem equipas competentes e profissionais que acompanham todos os processos ao longo do desenvolvimento de um projeto – facto que nos deu total garantia de confiança. Não poderíamos estar mais satisfeitos com esta parceria”, conclui.