Nos dias 11 e 12 do próximo mês de novembro, os empresários de administração de condomínios e as empresas prestadoras de serviços vão reunir-se no VI Congresso APEGAC e II Feira do Condomínio, na Fundação Oriente, em Lisboa, um evento organizado pela APEGAC e pela revista Vida Imobiliária.
O congresso vai focar-se essencialmente nas temáticas da sustentabilidade e eficiência energética nos condomínios, mobilidade elétrica, financiamento de obras, gestão de conflitos em condomínios e também sobre a responsabilidade civil e criminal do administrador. Estarão presentes neste evento empresas administradoras e prestadoras de serviços a condomínios, desde limpeza aos elevadores, passando pela reabilitação, que aqui poderão apresentar os seus serviços e produtos.
Serão realizadas várias mesas redondas para debater os temas do congresso, com oradores especialistas em cada uma dessas áreas. Serão também realizadas sessões paralelas, de apresentação de produtos e serviços para condomínios.
A APEGAC convidou a secretária de Estado da Habitação para a sessão de abertura, assim como várias entidades, como é o caso do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e presidente da Confederação do Comércio e Serviço de Portugal, entre outros. Estarão presentes no congresso três delegações do Brasil e uma de Espanha, de associações do setor.
Na ocasião, será também lançado o projeto “Zé Condómino”, em banda desenhada, com o objetivo de chegar às escolas de ensino básico do país, por forma a levar ao conhecimento dos mais novos, para que possam conhecer e retransmitir em casa quais os direitos e obrigações de condóminos e administrador.
Esta edição acontece no ano em que se comemora o 20º aniversário da APEGAC. Será lançada uma revista sobre os 20 anos da associação, dela constando depoimentos de várias entidades e parceiros, incluindo do Brasil e Espanha.
Pela sua relevância e importância, a regulação da atividade profissional da administração de condomínios será também um tema a abordar durante o congresso pelos vários oradores convidados.
Neste momento, a APEGAC aguarda “com expetativa o que o Governo português está a pensar fazer com a regulação” desta atividade profissional. Segundo o que foi referido numa reunião da associação com o gabinete da Secretaria de Estado da Habitação, a regulação está em fase de preparação, para a qual a APEGAC deu o respetivo contributo”, refere a associação, que recorda que no último congresso da APEGAC, em novembro de 2022, “a então secretária de Estado da Habitação prometeu publicamente que a regulação da atividade seria aprovada até ao final desse ano ou início de 2023, o que não veio a acontecer, deixando que aqueles que vivem em condomínio, cerca de metade da população portuguesa, continuem a sentir uma grande insegurança em contratar o serviço de administração a empresas do setor, porque estas não necessitam de ter porta aberta, a maioria não tem seguro de responsabilidade civil, uma parte substancial não tem formação para exercer a atividade e todas elas lidam com milhões de euros dos seus clientes”. Por isso, a APEGAC entende ser “essencial que se criem regras que credibilizem e valorizem o setor e transmitam segurança ao consumidor final”.
A II Feira do Condomínio realiza-se integrada na agenda deste congresso, um palco privilegiado de contacto e networking entre os profissionais deste setor.