Vila Nova de Gaia na rota do investimento imobiliário

09/06/2021
Vila Nova de Gaia na rota do investimento imobiliário

Vila Nova de Gaia quer uma "cidade de futuro, humanista e sustentável focada no bem-estar das pessoas e na captação de investimento", afirmou António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb e da Inovagaia. Orador convidado do Pequeno-Almoço do Imobiliário, organizado pela Vida Imobiliária e pelo Jornal Público, no Hotel The Lodge, em Vila Nova de Gaia, António Miguel Castro traça os objetivos do Município: "fixar população e captar talento".

Vila Nova de Gaia tem efetivamente registado "um aumento da população nos últimos anos", algo que se reflete na expansão urbana, percetível, desde logo, no aumento do número de pedidos de licenciamento que em 2018 não ultrapassava os 620 pedidos, em 2019 atingia os 799 e, em plena pandemia, em 2020, situou-se nos 760.

Também os números da Confidencial Imobiliário comprovam esta dinâmica. "Após máximos em 2019 e 2020, o pipeline em Vila Nova de Gaia continua a crescer", comentou Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário. "Nos últimos anos há um evidente aumento do número de habitação em propriedade horizontal. E com uma subida do preço médio por metro quadrado que, em 2020, na construção nova, se situava nos 1935 euros".

Mercado travou, mas não caiu

Na ocasião Ricardo Guimarães referiu também que, atualmente, a nível nacional, "há um sentimento generalizado de confiança no mercado". Se "antes da pandemia havia um ritmo de valorização na ordem de 1,5% mensal", durante a crise o mercado não parou de valorizar, mas fê-lo a um ritmo menor. "O mercado travou, mas não caiu", afirmou Ricardo Guimarães.

Porto e Lisboa "continuam a valorizar" ainda que "a ritmo inferior" à fase pré-pandemia. E isto, na opinião de Ricardo Guimarães parece trazer "uma oportunidade a novas geografias" que se reposicionam neste novo ciclo e que, à semelhança de Vila Nova de Gaia, ganham a preferência dos consumidores e o interesse dos promotores e investidores imobiliários.

Também Pedro Vicente, administrador da Habitat Invest, reconhece que "está aberta uma oportunidade única de captação de residentes para outros destinos diferentes do Porto e de Lisboa" e que esta é "uma oportunidade única para Vila Nova de Gaia e outras cidades se posicionarem". Tanto assim é que "a Habitat Invest iniciou um processo de due diligence para um grande investimento, em residencial, em Vila Nova de Gaia", contou Pedro Vicente.

Do lado banca, mantém-se a disponibilidade para apoiar o acesso ao crédito à habitação. "A resiliência do mercado e a capacidade de promoção deve-se muito ao ambiente financeiro e bancário", referiu na ocasião José Araújo, diretor da Direção Crédito Especializado e Imobiliário do Millennium bcp, sublinhando o impacto das taxas de juro muitas baixas e a forma como a banca rapidamente se ajustou, permitindo que o acesso ao crédito à habitação continuasse durante este último ano e meio, apesar da pandemia. "A banca continua a apoiar o acesso à habitação", basta olhar para o mês de março que registou um novo recorde.