Villa Theatro e Casa BO foram os vencedores do Prémio Reabilita Braga

13/02/2025
Villa Theatro e Casa BO foram os vencedores do Prémio Reabilita Braga

Criado com o objetivo de distinguir as melhores iniciativas de promoção de reabilitação e regeneração urbanas de Braga, numa perspetiva multidisciplinar, o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – Reabilita Braga foi atribuído esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, em Braga.

Venceram o galardão o projeto Villa Theatro, na categoria "Obra de Restauro e Reabilitação", e a Casa BO, na categoria "Nova Edificação em Área de Reabilitação Urbana – ARU".

A par dos vencedores, o júri do prémio atribuiu menções honrosas aos projetos "Dom Frei" (Marta de Azevedo Campos, Magnético) e "Casa no Campo Novo" (Maria da Graça Ribeiro Correia Ragazzi, Correia/Ragazzi Arquitectos), na categoria de "Obra de Restauro e Reabilitação", e ainda à "Casa na Rua da Cruz de Pedra" (Nuno Flores, Nuno Flores Arquitetura), na categoria "Nova Edificação em ARU".

A obra vencedora na categoria "Obra de Restauro e Reabilitação" arrecadou um prémio no valor de dez mil euros; e a obra vencedora na categoria "Nova Edificação em ARU" um prémio no valor de cinco mil euros.

Para João Rodrigues, Vereador dos Pelouros da Regeneração Urbana e Habitação da Câmara Municipal de Braga, esta iniciativa "premeia os que fizeram bem e incentiva a que mais se juntem a esses". E garante que "queremos continuar a estimular e incentivar a reabilitação urbana, que é uma das nossas grandes prioridades. Nesse sentido, temos vindo a alargar os apoios e benefícios à reabilitação e duplicamos as áreas de abrangência das Áreas de Reabilitação Urbana, tendo estas e outras medidas impulsionado diretamente o acréscimo de 25% de população no centro histórico de Braga".

João Rodrigues assume como um objetivo o crescimento da cidade, “aumentar a área urbana” para conseguir continuar a responder à procura que a cidade tem sentido seja para viver, investir ou trabalhar. O novo Plano Diretor Municipal (PDM) será um instrumento essencial para cumprir com este objetivo. “Este processo de revisão procura responder a desafios cruciais como o crescimento demográfico, a promoção da habitação, a melhoria das acessibilidades, a dinamização económica e a sustentabilidade ambiental. O novo PDM apresenta soluções que equilibram a preservação do património cultural e natural com a criação de oportunidades de desenvolvimento urbano, social e económico”.

Também presente nesta ocasião, Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, destacou Braga como uma capital de distrito que se distingue pela positiva. “Braga tem tido um grande crescimento de população, mas tem conseguido acompanhar este crescimento com oferta”. Atendendo aos dados do Observatório Urbano de Braga, “depois de um ciclo de valorização, hoje há uma tendência de estabilização, com subidas, quer do índice de rendas quer do índice de preços da habitação, mais suaves”.

54320855023_6758f73154_c.jpg

54320858604_9ab1d961cc_c.jpg

Conheça os vencedores do Prémio Reabilita Braga

Villa Theatro

Localizado na Avenida da Liberdade, o Villa Theatro foi projetado em 1922 pelo arquiteto Moura Coutinho, autor do projeto do Theatro Circo. A obra de restauro e de reabilitação foi confiada ao atelier Arquitectos Aliados que começou o projeto em 2016. Em 2022, e após mais de 3 anos de obra, com um acompanhamento intenso da equipa projetista, dono de obra, fiscalização e empreiteiro geral a intervenção foi concluída. Da intervenção resultou a continuação de um espaço de comércio e o surgimento de nove novos apartamentos turísticos de tipologias diferenciadas apoiadas pelas zonas comuns. O Villa Theatro foi o vencedor na categoria "Obra de Restauro e Reabilitação".

1_VillaTheatro@Ivo Tavares Studio.jpg


Casa BO 

A categoria "Nova Edificação em Área de Reabilitação Urbana – ARU" foi arrecadada pela "Casa BO", um projeto do atelier AZO Sequeira Arquitectos Associados para responder a uma encomenda de um cliente particular. Localizada na Rua da Vila Nova, em Braga, a "Casa BO" é uma habitação unifamiliar de tipologia T4 e que se desenvolve através de um piso térreo. Uma intervenção que se distingue pela preocupação em assegurar o equilíbrio entre a valorização do existente e a introdução de soluções contemporâneas e sustentáveis, de modo a criar uma habitação confortável, eficiente e integrada no contexto paisagístico.

1_CASA BO.jpg