Vinhos “distintos e únicos” colocam a região da Bairrada no mapa

12/04/2023
Vinhos “distintos e únicos” colocam a região da Bairrada no mapa

Situada na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra, desde as serras do Caramulo e do Bussaco até ao litoral, a região da Bairrada afirma-se cada vez mais pelos seus vinhos característicos, que somam distinções a nível nacional e internacional. As terras planas e férteis de clima ameno desta zona do país produzem muitos e bons vinhos, feitos com castas de alta qualidade, onde dominam a Baga nos tintos ou a Bical nos brancos.

“O vinho da região da Bairrada tem vindo a afirmar-se cada vez mais pelo facto de serem vinhos distintos e únicos”. Osvaldo Amado, enólogo diretor da Global Wines, explica ao Público Imobiliário que “a forte Influência atlântica e o tipo de solos (argiloso e calcário) com e sem cascalho roliço, em conjunto com as castas mais tradicionais da região, onde a Baga possui um particular destaque, tem vindo a granjear elogios um pouco por todo o mundo, afirmando-se constantemente como vinhos distintos”.

Segundo o especialista, a Bairrada “destaca-se também pela sua aptidão natural para a produção de vinhos espumantes pelo Método Clássico”. Por outro lado, a região “ocupa o lugar cimeiro em Portugal, e Sangalhos em particular possui uma cota importante” na produção deste tipo de vinhos seguindo esta metodologia. São vinhos com “frescura única, intensidade, estrutura e longevidade e enorme facilidade de harmonização com as várias gastronomias complexas mundiais. São vinhos que facilmente são identificados num mercado mundial cada vez mais globalizado e o consumidor valoriza essa diferenciação. Hoje disputamos originalidade com Borgonha, Bordeaux e Barolos”.

Assim, os vinhos da Bairrada têm vindo a arrecadar distinções nacionais e internacionais. “São inúmeros os prémios obtidos”, desde o Japão, onde se destacam as distinções nos Sakura Awards, à Europa, com os prémios Mundus Vini, Berliner Wine Trophy, Concours Mondial de Bruxelas ou IWC. Osvaldo Amado estima que os produtores de vinho desta região arrecadem todos os anos cerca de duas centenas e meia de medalhas. Estes vinhos destacam-se também “em publicações nacionais e internacionais como a Decanter ou o Robert Parket points, são sem dúvida garantia de evidente qualidade. São mais de 1 dúzia os vinhos com mais de 90 pontos”, explica.

As exportações de vinho da região da Bairrada têm vindo a crescer nos últimos anos, e representam já 20% do volume global de produção da zona. São vários os países importadores, com destaque para o Brasil, os Estados Unidos da América ou o Canadá.

O enoturismo tem grande importância no dinamismo desta região. Sangalhos acolhe o Aliança Underground Museum, da Aliança Vinhos de Portugal, um espaço museológico da Coleção Berardo com um novo conceito que concilia vinho e arte. É o primeiro museu subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes, com 8 coleções de arte, incluindo coleções arqueológicas e etnográficas, esculturas, minerais, fósseis ou azulejaria e cerâmicas. Outro exemplo disso é o Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, que inclui uma exposição permanente sobre o “Percurso do Vinho” e várias exposições temporárias sobre o tema. Todos os anos, a Câmara Municipal de Anadia organiza a Feira da Vinha e do Vinho, este ano com data marcada para 21 a 25 de junho.