Viseu entre os mercados imobiliários mais dinâmicos do país

03/05/2023
Viseu entre os mercados imobiliários mais dinâmicos do país
CC - Fernando de Sousa

A atividade imobiliária de Viseu em 2022 refletiu a pujança do mercado da habitação que se registou no ano passado um pouco por todo o país. O número de transações do mercado residencial aumentou, e os preços das casas subiram de forma acentuada, 26,5% face a 2021.

O concelho registou no ano passado um preço médio de venda por metro quadrado de 1.136 euros, 1.270 no caso dos apartamentos (a tipologia mais vendida) e 929 no caso das moradias. Em paralelo, com uma das maiores dinâmicas do país, Viseu integra o conjunto de concelhos com mais de 500 fogos a entrar em licenciamento em 2022, mais propriamente 537 unidades, segundo os números da Confidencial Imobiliário. Uma carteira que procura dar resposta a este aumento da procura.

Considerada “a cidade mais feliz do país”, Viseu continua a liderar a lista das 10 cidades com mais qualidade de vida do país, à frente de Leiria ou Braga, Coimbra e Castelo Branco, segundo a lista da DECO. Os visienses são os que mais satisfeitos se encontram com a localização onde vivem, quando analisados fatores como o custo de vida, segurança e criminalidade, limpeza e gestão de resíduos, entre outros, e Viseu posiciona-se acima da média do país em todas estas métricas. E tem vindo a ganhar população, ao contrário de muitas regiões do país, segundo os últimos Censos, assim como habitação, com uma subida de quase 5% no número de apartamentos e moradias face a 2011.

A Câmara de Viseu assume a habitação como um dos seus focos de ação. O município “está atento aos problemas multicausais em matéria de habitação, problemas esses que recebem respostas diferenciadas, com várias intervenções e um acompanhamento dos nossos serviços. Ao longo dos últimos anos, Viseu tem implementado estratégias de desenvolvimento adaptadas a cada caso”. Assim como a reabilitação urbana, através da Viseu Novo SRU: “estamos a colocar o Centro Histórico numa trajetória de recuperação de vitalidade social e cultural e de atratividade residencial, económica e turística”, garante a autarquia. Projetos como a nova unidade de saúde da Casa das Bocas ou o museu da Casa da Calçada foram inclusive candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (este último vencedor da edição de 2022).

Novos projetos imobiliários foram recentemente anunciados, de que são exemplo o novo Real Business Center, num investimento de 7 milhões de euros da seguradora Real Vida, ou uma nova residência de estudantes, que a autarquia vai construir com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 1,6 milhões de euros.

A captação e fixação de investimento é uma das prioridades da capital de distrito, e segundo o executivo camarário, já resulta em números muito positivos para uma região do interior do país. Para o efeito, a Câmara de Viseu criou o Gabinete do Investidor, que vai acompanhando vários processos de investimento no município. E o turismo é outra das apostas. Este ano, a região de Viseu Dão Lafões esteve presente na BTL para reafirmar a sua aposta no setor e também na cultura, através da articulação entre municípios.