Vivium chega ao Porto com projeto residencial de luxo

27/01/2021
Vivium chega ao Porto com projeto residencial de luxo

“Entreparedes” é o projeto de apresentação no Porto da Vivium, e representa os valores diferenciadores desta jovem empresa de promoção imobiliária, fundada em Portugal em 2018 sob o lema curating homes e dedicada ao segmento residencial de luxo. A estratégia da empresa consiste em selecionar localizações prestigiadas e prestigiosas, com história e personalidade, e transformar esse legado numa experiência única, numa obra de arte capaz de capturar a alma inefável do lugar e inspirar futuras gerações, combinando herança e modernidade. Para atingir esse objetivo, a Vivium trabalha com artistas de renome e alguns dos mais reputados arquitetos portugueses.

Situado no antigo bairro de Santo Ildefonso, entre a Ribeira e a Baixa portuense, onde se erguiam as antigas muralhas medievais - daí o nome, “Entreparedes” fica no vértice da vida cultural, comercial e política da cidade, um lugar emblemático onde tudo acontece.

A restauração e transformação deste imponente exemplo da arquitetura portuguesa do século XIX, todo coberto de azulejos de época, esteve a cargo do estúdio Promontório, do afamado arquiteto português Pedro Appleton, reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos em Europa, Oriente Médio e EUA.

O edifício possui uma área total de mais de 1200m² distribuídos em 4 pisos e disponibiliza uma coleção de 11 luxuosos apartamentos, que abrange quatro T1 de entre 66 e 79 m2, cinco T2 de até 132 m2 e dois T3, de 132 e 167 m2. Os apartamentos dos pisos superiores, dois T2 e um T3, são duplex.

Na fachada principal, o primitivo mosaico de azulejos foi restaurado com os azulejos originais nos pisos inferiores enquanto os pisos superiores apresentam uma simplificação gradual do padrão, que faz a transição para um estilo minimalista e contemporâneo, aunando tradição e inovação.

Os interiores, com tectos de quatro metros de altura e excecionalmente iluminados por amplas e numerosas janelas, refletem o melhor da rica cultura portuense, com atenção à beleza e harmonia de cada pormenor. Cada peça é cuidadosamente inserida e redefinida pelo espaço que ocupa. Cada ângulo e cada linha são perfeitamente ajustados para esculpir o espaço, com amplas salas de estar que exibem vocação de convívio. Os acabamentos são da mais alta qualidade, procurando a relação perfeita entre estética e conforto.

As habitações prolongam-se de forma natural para espaços exteriores, pátios, varandas e reservados jardins situados nas traseiras, onde se conservam alguns silhares da antiga muralha da cidade.

Sólida experiência

A Vivium, apesar da sua curta trajetória, conta com a sólida experiência prévia dos seus sócios no mercado internacional da promoção imobiliária, do design e da arte, três fatores que se conjugam nos projetos da empresa. Promotor, artistas e arquitetos trabalham juntos desde as primeiras fases dos projetos.

Para além de “Entreparedes”, em Lisboa a Vivium tem outros quatro projetos já em marcha, com a assinatura de destacados arquitetos portugueses. Manuel Aires Mateus, Prémio Pessoa em 2017, aceitou o desafio de desenhar dois ambiciosos projetos: “Námar”, em Belém, um edifício de nova planta que oferece quatro luxuosos apartamentos com jardim e piscinas privativas, e “Carmim”, em Carnide, que engloba a recuperação de praticamente um quarteirão inteiro, incluindo um palacete e várias moradias independentes, dispostas como se de uma pequena quinta se tratasse, com jardim e estacionamento. Samuel Torres de Carvalho assumiu o projeto “Ela”, uma vivenda familiar de mais de 700 m2 junto à Basílica da Estrela, com jardim, estacionamento e uma piscina interior. O projeto de restauração de um senhorial prédio setecentista, “Alecrim 51”, na icónica rua que sobe do Tejo ao Chiado, ficou a cargo do estúdio de arquitetura Fragmentos.