Francisco Carmona
Francisco Carmona
Diretor Territorial da Vía Célere em Portugal

A inovação, elemento transversal da promoção imobiliária residencial

24/04/2020

Este elemento está muito bem enraizado na Vía Célere, desde a sua criação, não só na integração de novas tecnologias nas nossas promoções, como também na sua aplicação transversal a toda a área de negócio, desde a reflexão sobre novos processos mais eficientes, até à definição do próprio produto, como é o exemplo das nossas zonas comuns inovadoras.

Inovar através da aplicação de novas tecnologias é algo que se torna completamente necessário.

A aplicação de visitas virtuais, por exemplo, é uma ferramenta que é muito importante para que os clientes tenham uma ideia mais aproximada de como vai ser o seu futuro apartamento, incrementando o seu nível de segurança no momento da aquisição do mesmo. Por outro lado, nos processos de construção, a aplicação de novos métodos como o BIM, ou o LPS (Last Planner system), têm-nos trazido inúmeras vantagens, quer ao nível da otimização da eficiência na gestão e prazos de obra, como na seleção de materiais e energia despendida em cada fase do ciclo de promoção.

A inovação nem sempre está relacionada com um novo desenvolvimento tecnológico, podendo antes estar relacionada com um conceito ou ideia, como é o facto já referido da criação de novas zonas comuns inovadoras, como por exemplo da sala-social gourmet ou o espaço de controlo e monitorização de saúde dos nossos futuros clientes.

Por último, é necessário sublinhar que, apesar da empresa contar com um departamento especializado em inovação, este é um processo que se realiza de forma transversal na empresa, através do envolvimento de todos os empregados, através do aporte de ideias ou novas soluções de desenvolvimento.