Hugo Santos Ferreira
Hugo Santos Ferreira
Vice-Presidente Executivo da APPII

A transformação digital no Imobiliário

24/04/2020

Embora a pergunta seja colocada de modo caricatural, a verdade é mesmo essa: o processo de transformação digital das empresas um pouco por todo o mundo, o qual poderia demorar anos ou mesmo décadas a implementar já que iria envolver uma série de mudanças sérias na mentalidade de todos, nas forma de trabalhar de muitos e certamente na criação de novos espaços em todos os segmentos do imobiliário, aconteceu na verdade em dias, em semanas. E, pese embora a necessidade tenha criado a oportunidade, também é certo que a maioria das empresas estão de parabéns por terem estado à altura e implementado um processo que demoraria muito tempo, tendo-o conseguido fazer em dias.

Hoje, realidades que eram por vezes tão distantes e para alguns que andariam menos atentos também irreais, como o teletrabalho e o home office ou as e-meetings, são hoje uma realidade que julgo ter vindo para ficar. Com isso, muitas mudanças ocorrerão no nosso modo de estar na vida e no trabalho e com isso também nos espaços e no imobiliário. Despreocupem-se os promotores imobiliários ou os asset managers do segmento de escritórios, pois é verdade que, embora as mudanças possam ser significativas, os escritórios físicos que envolvam a presença das pessoas continuarão a ter naturalmente o seu lugar no mercado.

Porém, estou convencido que o amanhã será muito diferente do hoje e ainda mais diferente do ontem, o qual foi, imagine-se, tão só há quatro semanas atrás, onde alguns de nós e empresas ainda lutavam, relutantes, contra estas realidades…. Viajamos agora a uma velocidade alucinante. O mundo e as vivências vão mudar. As pessoas passarão a ter uma perspetiva de vida e de trabalho diferente, nova, que nos obrigará a repensar uma série de modelos e conceções, especialmente na configuração dos espaços.

Ora, a indústria do imobiliário não pode ficar alheia a toda essa transformação…

Como tenho referido em tempos de Pandemia e de paralisação generalizada da economia mundial, nas dificuldades temos de encontrar as oportunidades e em tempos de contrariedades, temos de saber encontrar as alternativas e buscar as soluções. Em concreto a nós profissionais do imobiliário esta mudança de paradigma vai-nos obrigar a pensar e repensar estratégias e em concreto a encontrar novas tipologias e novos conceito de espaços, primeiro de escritórios, mas também o próprio segmento residencial e do turismo vão ganhar novas vidas….

Basta estar atentos e recetivos às novas realidades, ao que é novo e diferente.

#stayhomestaysafe