Luís Silva
Luís Silva
Diretor de Cooperação e Relações Institucionais na ADENE – Agência para a Energia

ADENE conclui com sucesso a EnR Presidency 2022

05/04/2023

Em fevereiro de 2022, a ADENE – Agência para a Energia assumiu a presidência da Rede Europeia de Energia (EnR, European Energy Network), a rede das agências nacionais de energia da Europa. Quatrocentos e cinco dias após ter recebido a presidência da congénere francesa ADEME - Agence de la transition écologique, o Presidente da ADENE, Nelson Lage passou o testemunho a Kristina Haverkamp, Diretora Executiva da Agência de Energia da Alemanha (dena), no passado dia 28 de março, em Berlim.

A ADENE é membro fundador da EnR, rede constituída por 24 agências nacionais de energia de países da Europa que têm por missão a dinamização de políticas, programas e iniciativas, nacionais ou europeias, nos domínios da eficiência energética, das energias renováveis e da mitigação das alterações climáticas. Após as experiências de presidência da rede em 2000, 2009 e 2014, a ADENE integra agora o reduzido grupo de agências com o maior número de presidências da rede desde a sua criação em 1990.

No seu mandato, a ADENE deu continuidade ao trabalho das presidências de França (2021) e dos Países Baixos (2020), implementando uma agenda própria, ambiciosa, em resposta a políticas da União Europeia para as transições climática e digital. Assim, a presidência portuguesa apostou em cinco áreas temáticas – pobreza energética, comunidades de energia, nexus água-energia, empregos verdes e cooperação internacional – assentes nos eixos da digitalização, território e juventude, profundamente alinhadas com os pilares estratégicos e áreas de intervenção da ADENE, em especial com a Estratégia de Cooperação 2021-2023.

Com uma aposta assumida na importância da retoma dos contatos presenciais entre os membros da rede, e entre estes e os stakeholders relevantes nas áreas temáticas da presidência portuguesa da rede EnR, a ADENE promoveu a participação da rede em quase duas dezenas de eventos internacionais realizados em múltiplas geografias. Destacam-se entre estes, dois momentos significativos ocorridos em Lisboa: o seminário “Promoção do uso eficiente da energia e da água a nível nacional e local”, no dia 8 de junho de 2022, por ocasião da primeira reunião geral da rede desde o início da pandemia, e o jantar-debate dedicado ao tema “Long-term solutions to the energy crisis – reforming key aspects of the EU electricity market”, no final de março de 2023, a propósito da visita a Portugal da Diretora Geral de Energia da Comissão Europeia, Ditte Juul Jørgensen.

O relatório da EnR Presidency 2022, que poderá ser consultado nos sítios da ADENE e da EnR, detalha as atividades desenvolvidas pela rede no mandato da ADENE, num período de forte instabilidade geopolítica e dos mercados de energia. Entre os resultados alcançados, destaque para os relatórios técnicos produzidos nas cinco áreas temáticas prioritárias, o investimento na comunicação e divulgação do trabalho da rede, a organização e participação em eventos internacionais, para além da dinamização dos oito grupos de trabalho da rede e a criação de um novo grupo dedicado ao Nexus Água-Energia, impulsionado pela ADENE.

A Estratégia de Cooperação da ADENE para o triénio 2021-2023 apresenta como linha mestra “a consolidação e dinamização das relações de cooperação e institucionais com organizações ou redes, com as quais a ADENE já se relaciona ou pretende vir a relacionar-se, em todas as áreas de atuação e temáticas da Agência”. O trabalho realizado no quadro da presidência portuguesa da rede EnR demonstra a capacidade de organização e foco na ação da equipa da ADENE, em prol do reforço do papel das agências de energia na promoção do debate e na implementação de políticas públicas para a transição energética e digital na Europa.