Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

A APEMIP não vai ficar à espera !

21/12/2022

2022 vai chegar ao fim e, previsivelmente, a tutela governativa sobre a nossa atividade não vai decretar, ainda, as tão necessárias exigências formativas para a mediação imobiliária.

Como portugueses - com a vã esperança a que nos habituam... -, diremos: Bom, provavelmente será em 2023!!

Sendo uma atividade de livre acesso, a mediação imobiliária não tem obstáculos aos que querem iniciar o seu projeto profissional. O que por si só não representa qualquer tipo problema, no entanto, exatamente por esse motivo, será imprescindível establecer algumas metas formativas, que permitam conferir maior rigor e eficiência para todos e em especial para os clientes.

A formação tem que ser encarada por todos nós como um investimento, que permite aumentar os nossos conhecimentos sobre a profissão, incrementar a produtividade e a rentabilidade, partilhar experiências e aprendizagens, estar a par das mais recentes inovações da comunicação e do marketing. Através dela podemos ser melhores profissionais, contribuindo para o rigor e a transparência no mercado. Um contributo decisivo para que «todos ganhem».

Não nos podemos esquecer que a nossa profissão está sujeita a um conjunto de obrigações - na divulgação, nos procedimentos, , no combate ao branqueamento de capitais, etc, etc... - de que não nos podemos alhear.

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) é constituída, porém, por gente que não se resigna a esperar por aquilo que, há muito, devia já estar consagrado na lei. Não ficaremos inativos à espera de iniciativas que sendo imprescindíveis, não dependem de nós.

A Academia de Formação APEMIP já está a ministrar um conjunto de módulos de formação indispensáveis a todos aqueles que estão a (ou pretendem) trabalhar neste cada vez mais exigente setor de actividade. 

Podemos garantir que, em 2023, a Formação vai ser um das vertentes de atividade mais acarinhadas pela associação, aberta não só às empresas suas associadas mas a todos os agentes imobiliários que se queiram valorizar através da nossa ampla oferta formativa.

A Academia APEMIP é certificada pela DGERT e pelo Banco de Portugal, no âmbito da nossa colaboração com a UCI, temos o conjunto de formações sob a égide da NAR e do CRS, as diversas formações terão um selo que autentica a Qualidade da Formação, podendo e devendo os seus detentores exibir o nível de qualificação de que estão dotados. 

Os formadores da Academia são sujeitos a criteriosa avaliação de desempenho com o objetivo de permanentemente podermos ter connosco os melhores do mercado.

Em mercados muito desenvolvidos da mediação imobiliária, como o norte-americano, é impensável alguém exercer a profissão sem exibir o símbolo da NAR (National Association of REALTORS), não porque seja obrigatório, mas porque o mercado só a esses reconhece qualificação...

Recomendamos a todos os profissionais das empresas nossas associadas e a todos os profissionais de mediação imobiliária que consultem e frequentem (presencialmente ou online) os cursos que a Acedemia põe à sua disposição:

  • API - Acesso à Profissão de Agente Imobiliário
  • AGI - Agente Imobiliário
  • DPI - Desenvolvimento da profissão
  • ImoGreen - Princípios de sustentabilidade no imobiliário
  • Análise de Mercado - com a Confidencial Imobiliário 
  • Alojamento Local
  • Atos e Contratos no Imobiliário
  • Branqueamento de Capitais
  • Fiscalidade Imobiliária
  • Golden Visa
  • Regime Jurídico da Mediação Imobiliária

... e tantos, tantos, outros. 

A preparação de todos é determinante para podermos evoluir na notoriedade na eficiência e no rigor que os tempos a todos exigem.

Desejos de um Bom Ano.