Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

Casa Yes: uma alternativa mais credível, para a mediação e para os portugueses

03/05/2023

Acreditamos que chegou a altura da mediação ter o seu próprio portal imobiliário, que tenha algumas particularidades específicas, e uma que desde logo ressaltamos: no portal Casa Yes, só existem imóveis da mediação, circunscritos a esta mesma plataforma.

No vasto universo online, encontramos inúmeras plataformas agregadoras de informação, que mais não são do que espaços de conforto digital para o utilizador, onde pode encontrar todo o tipo de informação. Mas este conteúdo é facilmente identificável com uma simples pesquisa num qualquer motor de busca, como o Google, por exemplo. Assim, como garantir a origem da informação destes portais?

O mesmo tem acontecido no setor imobiliário, que tem evoluído para um modelo de negócio disfuncional, no qual são as próprias empresas de mediação que pagam para poder disponibilizar informação sobre os imóveis neste portais. Este processo não faz qualquer sentido, já que para fazer o levantamento da informação com todo o rigor a que está obrigada para garantir a fiabilidade da informação sobre determinado imóvel - fotografias, descrição e valor do imóvel -, a empresa investe tempo, dinheiro e recursos.

Além de explorar um modelo de negócio mais sustentável e mais seguro, o Casa Yes será fundamental para que a mediação deixe de ser refém das políticas de preços dos demais portais.

Todas as empresas que presentes no portal tiveram de subscrever um código deontológico e de seguir um manual de boas práticas, por isso acreditamos estar a altura para competir ao nível do que algumas plataformas já conquistaram. Para isso, criámos também uma sociedade anónima – a Casa Yes, SA. –, que será responsável pela gestão da plataforma, e abrimos a possibilidade de os associados e outras entidades poderem investir na compra de ações. Mais uma garantia da credibilidade da informação.

O portal terá uma carteira inicial de 90 mil imóveis, cuja informação foi desenvolvida e fiabilizada (exclusivamente) por profissionais da mediação. Além de poder ser consultado pelo público em geral, o Casa Yes permitirá agilizar procedimentos de comunicação entre as empresas presentes no portal e que queiram partilhar um negócio imobiliário quando considerarem oportuno.

Consideramos que é cada vez mais importante assegurar que as transações imobiliárias são feitas no seio da mediação imobiliária, quer por questões de segurança, quer de transparência e de rigor fiscal. Esperamos por isso, que o Casa Yes seja disruptivo e um estímulo para que as pessoas possam recorrer à mediação e a vejam como a opção mais segura para as suas decisões.