Manuel Reis Campos
Manuel Reis Campos
Presidente da CPCI e da AICCOPN

Construir o futuro com a AICCOPN

10/01/2024

Os benefícios são múltiplos, destacando-se o acesso à informação necessária e essencial para o exercício da atividade dos agentes económicos, bem como à sua representatividade e a defesa intransigente dos seus legítimos interesses económicos e sociais. 

A AICCOPN tem desenvolvido uma maior proximidade com as entidades reguladoras do setor, designadamente com o IMPIC e a ACT, formalizada com a celebração de protocolos, que, além de permitirem uma difusão imediata de informações e orientações relevantes e fundamentais para o desempenho da atividade das empresas, conduzem a uma colaboração ativa no combate à informalidade e ilegalidade, fator essencial para a competitividade do setor.

A construção e imobiliário constituem, hoje, um setor com características diferentes do passado. A economia circular, a transformação tecnológica e digital, os novos processos construtivos, como a construção off-site e modular, os novos materiais, a eficiência energética e as alterações climáticas, estão a reorganizar sociedade e a exigir das empresas do setor um investimento significativo em Investigação e inovação, com respeito pelo ambiente e a uma maior aposta na qualificação e capacitação dos seus recursos humanos. 

A AICCOPN, com os seus 131 anos de experiência, na perspetiva de antecipação e apoio às necessidades de adaptação das empresas às novas exigências do mercado e com o posicionamento de proximidade com o tecido empresarial, que tanto a caracteriza, tem vindo a desenvolver uma estratégia com vista a acompanhar e a criar vantagens competitivas conducentes à transformação do setor da construção e do imobiliário em Portugal. Este trabalho passa pela orientação e definição de eixos estratégicos, focados em projetos estruturantes que podem contribuir para um crescimento e desenvolvimento sustentável do nosso setor.

O ano de 2024 será, certamente, desafiante para o setor da construção e do imobiliário, que terá de corresponder à necessária concretização dos investimentos previstos no PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, que apresenta, ainda, números de execução inferiores aos expectáveis, com uma taxa de implementação financeira de apenas 16%, facto que vai colocar uma pressão acrescida sobre o tecido empresarial. Com os serviços especializados que a AICCOPN dispõe, as empresas associadas contam com o necessário apoio e know-how para ultrapassar as dificuldades e potenciar um trabalho de qualidade e sucesso.

Fazer parte do universo de Associados da AICCOPN é garantir, também, a intervenção e o conhecimento permanente nas constantes alterações legislativas e fiscais, que regulamentam o setor e que representam elevados custos para os agentes económicos. Desenvolver um trabalho conjunto, com a criação de sinergias, potencia a competitividade empresarial, a capacitação dos recursos humanos, promovendo uma maior resiliência e sustentabilidade do setor.