Duarte Ferreira dos Santos
Duarte Ferreira dos Santos
Director, Business Development da Bondstone

Desafios e oportunidades do “pós-Covid” no mercado imobiliário

11/09/2020

Prevemos também uma alteração relevante nas condições de financiamento aos projetos, quer por parte de investidores internacionais (equity) quer por parte do sistema bancário português (dívida).

O mercado residencial dirigido às famílias Portuguesas tem mostrado uma resiliência muito interessante, mantendo uma velocidade de vendas elevada – tendo em conta o contexto atual – e comprovando que a falta de oferta de habitação nova continua a ser evidente. No entanto, acreditamos que a redução expectável dos níveis de investimento, o provável aumento do desemprego e o eventual apoio das entidades públicas (nomeadamente através da agilização dos processos de licenciamento e da concessão de incentivos fiscais) poderão permitir uma redução dos custos de contexto, que subiram abruptamente nos últimos anos. Este ajustamento poderá finalmente viabilizar a construção de habitação para a classe média (para venda e arrendamento), resolvendo uma carência estrutural do mercado.

Por outro lado, a pandemia deverá também provocar alterações estruturais nos padrões de consumo e nas estruturas das empresas, originando oportunidades noutros segmentos que estavam com menor destaque - nomeadamente a logística “last mile”, que tenderá a crescer com o desenvolvimento do e-commerce e com a necessidade de reforçar as cadeias logísticas de abastecimento à volta das grandes cidades.

Enfrentando os desafios e aproveitando as oportunidades, a Bondstone continuará a trabalhar ativamente na promoção de Portugal como destino de investimento e no desenvolvimento de projetos de referência em variados segmentos, contribuindo para a renovação das nossas cidades e para o reforço da competitividade do País.