Ana Graça Goite
Ana Graça Goite
Responsável do Departamento da Qualidade e Ambiente, Grupo SanJose Portugal

Dimensão da sustentabilidade: económica, social e ambiental

15/03/2023

A arquitetura concebe os principais cenários da nossa vida e é um fiel reflexo da sociedade, do seu crescimento, dos seus anseios e uma das formas de entender o mundo que nos rodeia.

A necessidade de implementar um urbanismo cada vez mais “verde” e eficiente, inclusive na área da reabilitação do património das cidades, tem necessariamente de conduzir a uma aposta no desenvolvimento de projetos mais sustentáveis, sendo esta uma oportunidade extraordinária para fomentar a economia circular e reduzir ao mínimo a pegada ecológica.

Neste sentido, o Grupo SANJOSE tem trabalhado por uma construção comprometida com o ambiente, priorizando a otimização energética e elevados padrões de qualidade, apostando na construção de edifícios inovadores, funcionais, integradores e capazes de superar os desafios, cada vez mais prementes, das atuais exigências ambientais.

Em Portugal, o grupo construtor tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade certificado, ao qual se integrou, em 2009, a certificação de Gestão Ambiental, que tem permitido a melhoria contínua tendo por base a procura constante pela superação, crescimento e contribuição de forma única ao património, à grandeza, à integridade e à sustentabilidade.

The Bivart, Lisboa
The Bivart, Lisboa

O Grupo SANJOSE tem investido, de forma muito ativa, no desenvolvimento de bens sustentáveis através da participação e execução de projetos singulares, sejam eles novos edifícios, reabilitações ou até na otimização da operação e manutenção de edifícios existentes. No seu portfólio, conta já com a participação em mais de 30 projetos com certificação BREEAM, LEED e/ou WELL, certificações estas que garantem desde logo um standard de qualidade de excelência no comportamento do edificado.

Com equipas comprometidas e de comprovada experiência técnica, o Grupo SANJOSE tem sido capaz de apoiar e ajudar os seus clientes a atingir importantes patamares de certificação sustentável, bons resultados económicos e garantindo benefícios para a envolvente, criando valores tão importantes para o ciclo de vida das edificações, como sejam a eficiência energética, o aproveitamento das energias renováveis, bioclimatismo e estratégias passivas, eco-construção, criteriosa seleção de materiais e sua procedência, durabilidade, flexibilidade de uso, conforto, acessibilidade, segurança, entre outros.

Decididamente, é fundamental a interiorização da ideia de sustentabilidade no mercado construtor, pensar de forma sistémica, onde tudo tem conexão com tudo, garantindo ações focadas na busca do bem comum, das pessoas, dos seres vivos, da natureza, do planeta.

The One Palácio da Anunciada, Lisboa
The One Palácio da Anunciada, Lisboa