Sempre sob o mote da inovação, networking e profissionalismo, a convenção promovida pela APEMIP é um espaço privilegiado onde os grandes temas da atualidade são debatidos e o futuro da habitação é perspetivado com rigor.
Dirigida prioritariamente aos associados da APEMIP, mas aberta a todos os agentes, mediadores e consultores imobiliários que quiseram participar ativamente na evolução do setor, a Convenção constitui-se como um palco único. Aqui, a diversidade de opiniões, a partilha de conhecimentos e o estabelecimento de contactos estratégicos são catalisadores fundamentais para o desenvolvimento profissional e empresarial. E são sempre bem-vindos.
A relevância de momentos como este não pode ser subestimada. Vivemos tempos de grande exigência, marcados por desafios profundos na habitação e na economia, que exigem respostas informadas. O diálogo aberto e a reflexão partilhada que tiveram lugar nesta Convenção são essenciais para encontrar caminhos eficazes.
No extenso e variado programa da Convenção destacam-se intervenções de especialistas e decisores de referência. Desde debates sobre inovação na mediação, que exploraram como as tecnologias emergentes moldam a nossa atividade, à discussão sobre o papel crucial da performance humana no desempenho dos profissionais do setor.
O painel sobre a crise habitacional, tanto em Portugal como na Europa, desenrolou-se num momento decisivo de análise profunda. Um debate que foi enriquecido com as contribuições de especialistas reconhecidos, capazes de apontar soluções e estratégias exequíveis, num quadro económico e político de grande exigência.
Outro momento particularmente importante foi a reflexão sobre o impacto da Inteligência Artificial e das grandes transformações previstas já para 2025, num contexto em que tecnologia, política e economia se entrelaçam inevitavelmente.
Preparar o futuro, antecipar mudanças e dotar os profissionais das ferramentas necessárias são prioridades máximas da APEMIP.
Igualmente pertinente foi o debate sobre a intermediação de crédito, uma componente indispensável da mediação imobiliária, bem como a análise da nova arquitetura das cidades e o grande debate sobre o futuro da habitação com intervenções destacadas de figuras com larga experiência e responsabilidade pública.
Como Vice-Presidente da APEMIP, não tenho dúvidas sobre a importância estratégica destes momentos de debate. É através deles que se reforçam laços profissionais, se identificam novas oportunidades e se potenciam soluções conjuntas que vão além do imediatismo do mercado, focando-se na construção de um futuro habitacional mais sólido.
Espero, assim, que todos tenham aproveitado ao máximo esta oportunidade. Reforço a nossa capacidade coletiva de resposta aos desafios do presente e às exigências do amanhã.
Afinal, é em eventos como este que se constrói, de forma efetiva, o futuro da habitação em Portugal.