Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

O domínio relacional é essencial para o sucesso do setor

15/12/2021

A competitividade que caracteriza o setor deve tornar-nos mais úteis, flexíveis e próximos. Ser um mediador que se relaciona bem com a generalidade dos profissionais do mesmo setor e que privilegia os clientes é imprescindível.

Com o aumento dos profissionais a trabalhar na área, a exigência e a componente relacional tornaram-se aspetos indissociáveis. É preciso construir um relacionamento duradouro não só com os restantes operadores imobiliários, como também com os clientes. Neste sentido, uma boa comunicação é fundamental para o sucesso do serviço que presta o mediador, para cultivar relacionamentos e para o êxito dos imóveis que promove.

Os mediadores imobiliários devem não só alimentar os seus atuais contactos, como expandir a sua rede. Quanto mais sólida e saudável for a componente relacional dos profissionais, maiores são as perspetivas de partilhar negócios e ser eficaz no seu trabalho.

É certo que cada vez mais assistimos a uma multiplicação de novas soluções, modelos e negócios. Mas este desenvolvimento de empresas será sempre determinado pelos clientes. São eles que “ditam as regras”. Neste sentido, clientes satisfeitos e fidelizados são também embaixadores do nosso negócio. Assim sendo, podem recomendar os serviços do mediador, o que resulta na atração de novas oportunidades e clientes.

No ramo imobiliário, a cooperação, a exigência e a participação entre as empresas do setor na procura de soluções são determinantes para que consigamos continuar a elevar a atividade e, consequentemente, gerar valor.

Mais do que impressionar os clientes, é necessário estar ao lado deles e encontrar as soluções certas para as suas expetativas, necessidades e preocupações. Afinal, o imobiliário é um atividade, sobretudo, relacional.