Carlos Suaréz
Carlos Suaréz
Administrador da VICTORIA Seguros

Ecossistema de Construção & Imobiliário - criar valor acrescentado

24/04/2024

Ciente de que não é possível atingir o reconhecimento do mercado sem uma distribuição de seguros especializada nesse nicho – e, ainda, entusiasta dessa importante atividade económica – a VICTORIA apresentou aos membros convidados do clube uma oportunidade para aprender e partilhar experiências em rede e deixou um desafio para fazer, em conjunto, de forma diferente.  

As origens desta iniciativa assentam em dois eixos de progresso. Por uma parte, no desejo da VICTORIA de alavancar no imenso reservatório de conhecimento do seu acionista para melhor percecionar a importância e relevo do papel da atividade seguradora no setor C&I. De facto, a SMABTP, líder e segurador de referência da fileira C&I em França desde 1859 possui uma vasta experiência na identificação das melhores práticas da indústria, fruto do seu modelo mutualista, conformado por um leque alargado de profissionais da área, desde projetistas e diretores de obra até subempreiteiros, passando pelos promotores de imobiliário residencial e acabando nos construtores de obra pública. O outro vetor de avanço alicerça na vontade firme de criar valor inédito para o setor C&I, através da reflexão integrada dos seus interlocutores naturais com os da gestão de riscos e a mediação de seguros. Com efeito, o confronto de ideias conducente à identificação e gestão dos riscos transferíveis da atividade C&I raramente ocorre de forma aberta e agregada, nomeadamente em foros multidisciplinares de discussão. Em suma, o clube pretende contribuir – pela via da partilha transversal de conhecimento e na base dum modelo de reflexão plural diferenciado – para um ecossistema segurador C&I holístico, com maior qualidade, mais informado e sensível à natureza da totalidade do processo construtivo. 

Para tal, e tomando como certo que a diferenciação e especialização materializam uma forma de criação de valor e reconhecimento nos respetivos posicionamentos no mercado, a pertença ao clube do Canal Agentes permite, na esfera do mundo circundante à promoção e construção, o acesso gratuito a eventos cimeiros da mesma, o intercâmbio pessoal de informações e opiniões com os seus representantes e a aquisição de conhecimentos técnicos fornecidos pelos seus profissionais peritos. Dessa maneira, os membros do clube terão oportunidade de perceber o mundo C&I desde perspetivas muito distintas à seguradora, de compreender a complexa realidade dos mais variados intervenientes no processo construtivo, munindo-se, portanto, duma mais profunda apreciação dos riscos e circunstâncias que rodeiam esta importante área do tecido produtivo português – segundo as últimas estimativas, a atividade conjunta da C&I representa à volta de 16% do PIB e 4% do resultado final da atividade produtiva nacional (VAB), o peso da formação bruta de capital fixo da construção está em torno de 50% da total e ambos subsetores são responsáveis pelo emprego de 600mil trabalhadores, a operar diariamente em 100mil empresas. Melhor ainda, os mediadores do clube do Canal Agentes C&I da VICTORIA poderão, eles próprios, fazer parte das missões de formação, informação, sensibilização e aumento da inovação e qualidade na fileira, junto dos seus pares, clientes e organizações, reforçando, dessa feita, a sua condição de verdadeiros especialistas do ecossistema.

Com o intuito de começar a viabilizar imediatamente a iniciativa, a VICTORIA convidou os seus membros, logo no dia da inauguração do clube, a estarem presentes nalgumas das conferências mais “quentes” da SRUL (com temas como as novas formas de viver e as parcerias público-privadas para habitação acessível) e a uma palestra exclusiva de caráter privado, ministrada por uma das vozes mais autorizadas do ecossistema C&I. E a continuação, naturalmente, providenciou-se o ambiente favorável à discussão, reflexão e debate… mantra nutrício do clube. Seguir-se-ão, seguramente, outras atividades destinadas ao aperfeiçoamento, descoberta e partilha de conhecimento técnico que possibilite um contributo ainda mais especializado e de maior qualidade dos membros do clube exclusivo de mediadores de seguros do Canal Agentes na área C&I da VICTORIA. 

Uma última linha para endereçar os merecidos parabéns às três valentes mulheres que viabilizaram o lançamento do clube, numa fantástica metamorfose do papel à realidade. O desafio do Canal Agentes apenas agora começou… e já valeu a pena o esforço!