Rita Sargento
Rita Sargento
Técnica da Direção de Sistemas de Gestão e Certificação da ADENE

A eficiência pode ser simples!

07/09/2022

Simples como adotar comportamentos mais sustentáveis na utilização da energia em casa ou no trabalho. Simples como conhecer e gerir melhor os nossos consumos de energia e água no dia a dia.

As eficiências energética e hídrica devem ser uma resposta prioritária no combate à urgência climática. Desde a Revolução Industrial, a última década (2011-2020) foi a mais quente de que há registos. Este forte aumento foi acelerado pela libertação de gases com efeito de estufa provenientes, entre outros, da produção de energia a partir de combustíveis fósseis. Temos agora de reduzir essas emissões em, pelo menos, 40% até 2030 para atingir a meta da neutralidade carbónica até 2050. Não atuar hoje significará mais anos de seca, como temos sentido em Portugal nos últimos anos, com mais e maiores vagas de calor, que resultam em incêndios descontrolados, e fenómenos de pluviosidade extrema, que dão origem a cheias e aluimentos de terras.

A juntar à emergência climática há agora também a emergência energética, desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, o que tornou essencial acelerar o ritmo de aprovisionamento e independência energética da Europa. Para isso, a União Europeia lançou a iniciativa REPowerEU, cujo objetivo é alcançar a independência europeia dos combustíveis fósseis russos antes de 2030. Como? Através de medidas de poupança e eficiência energética, da diversificação do aprovisionamento energético e do aumento de produção de energia de fontes renováveis.

Todos nós, enquanto consumidores individuais, devemos ter um papel direto e ativo na redução dos consumos de energia e água nas nossas casas. Para isso, é fundamental alinhar com o princípio estabelecido na iniciativa REPowerEU de que “a forma mais barata, mais segura e mais limpa de reduzir a nossa dependência das importações de combustíveis fósseis provenientes da Rússia” é através da poupança energética.

É aqui que o Portal casA+ da ADENE (www.portacasamais.pt) surge como um importante aliado e “agente simplificador” no processo de tornar a nossa habitação mais eficiente a nível energético e hídrico. Além de disponibilizar um conjunto de materiais de apoio para informar e capacitar os consumidores, o portal dispõe também de um simulador de eficiência energética, que permite conhecer o desempenho energético da sua habitação e simular os benefícios de implementação de melhorias. Sabendo o que fazer para poupar energia e água em casa, pode ainda usar o Portal casA+ para pedir orçamentos para o fornecimento e instalação das melhores soluções, agilizando todo o processo de interação com fornecedores reconhecidos.

É assim, com instrumentos como o Portal casA+ da ADENE, que podemos simplificar e trazer a eficiência energética e hídrica cada vez mais para junto dos cidadãos. Todos podemos e devemos ser agentes ativos no combate à crise climática, numa responsabilidade coletiva para com as gerações futuras.