Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

Há espaço para crescer na mediação imobiliária

01/09/2021

Imaginemos que um mediador imobiliário, em conversa com outro colega, diz que o mês correu francamente mal. Este colega também sente que o mercado imobiliário tem estado menos ativo. Ambos ficam com a perceção de que a transação de imóveis está a correr mal para todos.

As pessoas ficam confortáveis ao saber que há outras a passar pela mesma situação, é uma espécie de “solidariedade na desgraça”. No entanto, essa perceção, muitas vezes, pode não representar a realidade.

O espaço de crescimento da mediação imobiliária é superior a qualquer retração que o mercado tenha tido nos últimos anos ou que, previsivelmente, possa vir a ter. A percentagem de negócios feitos entre particulares é maior do que as oscilações que o mercado teve nos anos mais difíceis, como 2011 ou até mesmo 2020. Os negócios realizados entre particulares ou intermediários (vulgo piratas) – ou seja, negócios que não são realizados pelos profissionais da mediação – representam uma fatia significativa do mercado, principalmente de imóveis habitacionais usados.

A mediação imobiliária deve estar focada em conquistar este espaço do mercado. Para isso, tem de continuar a fazer com que as pessoas interessadas em comprar imóveis sintam que há segurança, tranquilidade, transparência e oportunidades sempre que recorrem a um mediador. Uma transação imobiliária com recurso à mediação decorre de forma mais segura do que uma transação entre particulares.

As incidências nos processos de transações imobiliárias são frequentes. Disparidades de áreas, ausência de licenças, surgimento de ónus e arrependimentos em decisões tomadas fazem parte da panóplia de incidentes que surgem nestes processos de enorme importância na vida das pessoas.

A mediação imobiliária está sujeita a um conjunto de obrigações que asseguram a legitimidade e transparência do negócio que está a promover. Os profissionais da mediação imobiliária estabelecem também a devida proximidade profissional com quem quer vender e quem quer comprar, devem por isso assegurar o rigor e também a tranquilidade tão necessária nestes processos.

A mediação tem estar focada em conquistar novas fatias do mercado imobiliário – elas existem e têm enorme significado.

Talvez seja mais desafiador e interessante que apenas percecionar a minha realidade, imaginando (ingenuamente) que esta reflete o todo.