Guilherme Grossman
Guilherme Grossman
Managing Broker da eXp Portugal

Imobiliário: os novos desafios digitais

10/03/2021

Contudo, esta realidade veio demonstrar-nos que qualquer negócio pode evoluir e, até, transformar-se quando confrontado com novas necessidades e exigências incontornáveis.

Segundo os especialistas, no último ano, a sociedade e os negócios portugueses evoluíram o equivalente a uma década a nível digital. Ou seja, seriam necessários 10 anos para que a evolução digital em setores como educação, restauração, cultura ou comércio fosse tão presente, tão constante, tão significante. E o caso do imobiliário não é diferente.

Costuma dizer-se que a necessidade aguça o engenho e foi exatamente isso que se verificou no nosso setor. Habituados a um contacto presencial muito forte e a relações de proximidade que contribuíam para a criação de laços de confiança que se transformavam em vendas, os consultores imobiliários tiveram que se reinventar e reaprender a construir essas relações à distância. Um desafio superado ao qual se juntaram outros e que segundo os números de vendas de imóveis em 2020 não se revelaram entraves para a realização de negócios.

Nada que nos espante. Na eXp fazemos negócios digitais há mais de uma década. Desde 2009 que o nosso modelo de negócio é 100% digital e por isso não tínhamos dúvidas que este momento seria ultrapassado e aproveitado pelo setor para aprender, crescer e inovar.

Há mais de uma década que os consultores da eXp trabalham no eXp World, o nosso campus virtual, e é lá que reunimos, que convivemos, que trabalhamos, que fazemos negócios à escala mundial. Na eXp não existem hoje, nem nunca existiram barreiras físicas, o que para nós sempre foi uma vantagem competitiva sem igual.

Hoje sentimos que o mercado está mais forte, mais coeso, mais dinâmico, mais universal.

As ferramentas digitais são exploradas e aproveitadas para a execução de tarefas que antes eram maioritariamente presenciais. O setor está agora mais preparado para uma realidade da qual fazem parte as reuniões online, as visitas virtuais ou 3D e os vídeos. A presença física não sendo indesejável, passa a não ser obrigatória e tudo acontece com maior celeridade.

Mas existem outros benefícios indiretos que se materializam em ganhos de eficiência e melhores resultados para a empresa. Ou seja, a digitalização do modelo de negócio também nos permite ser mais competitivos junto dos nossos melhores embaixadores. Colaboradores motivados são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio e o modelo financeiro da eXp permite-nos ir além de comissões atrativas. Após a primeira venda, todos os colaboradores tornam-se acionistas da empresa, o que reforça o sentimento de pertença e posse. Além disso, existe ainda a possibilidade de receitas adicionais, através do recrutamento em rede em qualquer parte do mundo.

Com a pandemia, o modelo de negócio da eXp revelou-se uma mais valia que se refletiu em níveis de crescimento nunca antes vistos. A eXp prosseguiu com o seu plano de expansão e em pouco mais de um ano estreou-se em nove novos destinos, e duplicou a sua rede de colaboradores estando perto de atingir a marca de 50 mil em todo o mundo.

A operar em Portugal desde dezembro de 2020, a eXp tem vindo a conquistar o seu caminho. Com uma carteira de imóveis de cerca de 2.000 e avaliada em 600 milhões de euros, a eXp Portugal continua a recrutar e espera atingir brevemente o marco da centena de agentes.