Manuel Reis Campos
Manuel Reis Campos
Presidente da CPCI e da AICCOPN

A importância do associativismo empresarial

26/04/2023

A AICCOPN, que representa, atualmente, um universo de cerca de 5. 500 empresas que operam no setor da construção e também do imobiliário, tem exercido um papel ativo em domínios como a promoção da capacitação e da competitividade empresarial, o combate à clandestinidade mediante um correto enquadramento regulatório, o incentivo da transformação tecnológica e digital – Construção 4.0, a exigência de uma fiscalidade equilibrada e justa, a defesa da garantia de um maior investimento na formação profissional, bem como através da atuação num espaço geográfico que ultrapassa as fronteiras nacionais, designadamente, ao nível da diplomacia económica e da internacionalização.

De igual modo, também ao nível da atividade corrente das empresas, são várias as áreas que exigem uma atuação integrada e constante da AICCOPN, junto do Governo e das entidades reguladoras do setor da construção e do imobiliário, que permitem ultrapassar constrangimentos e dificuldades ao regular funcionamento do exercício da atividade. Atualmente, falamos sobretudo de problemas como a falta de mão-de-obra, a evolução dos preços das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção, a morosidade e o custo dos processos de licenciamento municipal, bem como, os preços base dos concursos demasiado baixos, entre outros.

Esta é a principal missão da AICCOPN, alicerçada nos seus 130 anos de existência e sempre fiel aos princípios e valores com que sempre pautou a sua atividade “Rigor, Qualidade e Mestria”, na defesa e alavancagem de um setor que foi, é e continuará a ser o motor da economia nacional, à semelhança do que se passa na restante Europa.

Efetivamente, são inúmeros os domínios de atuação da associação, que representa e defende a uma só voz, aqueles que são os legítimos interesses das empresas que integram esta vasta fileira, cuja atuação, tem vindo a ser complementada com o fortalecimento da relação entre as empresas e a nossa Associação, enquanto prestadora de serviços especializados, essenciais para as empresas e para o desenvolvimento da sua atividade, tornando-as cada vez mais capacitadas, competitivas e reconhecidas nacional e internacionalmente.

Acresce que, a AICCOPN, assumindo a presidência da CPCI - Confederação Portuguesa do Construção e do Imobiliário, tem encetado a procura de entendimentos entre as cúpulas associativas, unindo esforços e, falando, nas sedes próprias, a uma só voz, para que seja possível enfrentar problemas comuns e procurar estratégias de reforço da competitividade empresarial. Estes são objetivos partilhados no CNCP – Conselho Nacional das Confederações Patronais que a CPCI, entidade presidida pela AICCOPN, integra.

O setor deve manter-se unido e coeso. A AICCOPN, enquanto representante e porta voz da construção e do imobiliário, continuará a pugnar e a defender a manutenção e desenvolvimento de um modelo de crescimento económico socialmente forte e sustentável, para o cumprimento do plano de investimentos previstos, nomeadamente no âmbito do PRR e do PNI 2030, em prol das empresas do setor e do país.