Patrícia Barão
Patrícia Barão
vice-presidente da APEMIP

Inteligência Artificial e Big Data no imobiliário

16/10/2024

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Big Data estão a ser aplicadas para analisar grandes volumes de dados e fornecer insights valiosos, permitindo prever tendências de mercado e facilitar decisões de compra e investimento imobiliário. 

Esses recursos tornam-se cada vez mais indispensáveis para investidores, compradores e empresas do setor, que procuram uma vantagem competitiva e uma visão mais clara do mercado. Começamos pelo básico, a IA, que combinada com Big Data, utiliza algoritmos avançados para analisar e interpretar grandes quantidades de dados que são constantemente gerados por diversos canais: transações imobiliárias, dados demográficos, redes sociais, informações climáticas, entre outros que, no passado, consumiam elevados recursos humanos, já para não falar no tempo que demoravam a analisar e que, agora, é possível fazê-lo em segundos. 

No setor imobiliário, esses dados são usados para identificar padrões e prever tendências com maior precisão, fornecendo uma base sólida para decisões de compra e investimento. Um exemplo claríssimo são as ferramentas de machine learning, um ramo da IA, que consegue analisar o histórico de preços de propriedades, índices de critérios de procura ou mudanças demográficas para prever o comportamento futuro dos preços dos imóveis em determinadas regiões.

Olhando com uma visão nua e crua, talvez um dos maiores benefícios da IA e do Big Data seja a capacidade de prever tendências de mercado. Em Portugal, onde o mercado imobiliário tem apresentado um crescimento constante, especialmente nas regiões da grande Lisboa, Porto, Comporta ou Algarve, a previsão de tendências tornou-se crucial. 

Além disso, a IA pode ajudar a entender os padrões de procura do consumidor, identificando, por exemplo, o aumento da procura por habitações com espaços exteriores ou outras amenities e essa informação permite que os promotores adaptem a sua oferta de acordo com as preferências atuais do mercado. 

Para os investidores, a IA e o Big Data oferecem uma análise de risco mais precisa e a capacidade de identificar oportunidades que poderiam passar despercebidas através de métodos tradicionais, tendo hoje à sua disposição ferramentas de análise que podem, por exemplo, ajudar a avaliar o potencial de retorno sobre investimento de um imóvel, levando em conta uma ampla gama de fatores.

Para os compradores, especialmente aqueles que procuram adquirir uma primeira casa, a tecnologia oferece uma experiência mais personalizada, considerando as preferências de localização, orçamento ou as características do imóvel permitindo encontrar opções que vão ao encontro do perfil do comprador, tornando todo o processo mais eficiente. 

Num mercado cada vez mais competitivo, o uso de IA e Big Data posiciona Portugal como um país preparado para enfrentar os desafios do setor imobiliário. Estas tecnologias não facilitam apenas o processo de tomada de decisão, mas também promovem uma maior transparência e eficiência no setor. O futuro do imobiliário está, cada vez mais, na intersecção entre tecnologia e análise de dados, trazendo um novo nível de precisão e previsibilidade que promete revolucionar o mercado nos próximos anos. Estaremos cá todos para ver.