João Ferreira Gomes
João Ferreira Gomes
Director Comercial e Marketing da CAIXIAVE

Mais qualidade, maior conforto e eficiência energética dos edifícios portugueses

14/09/2020

Nunca como agora, a qualidade dos espaços, o conforto térmico e acústico das habitações, foi tão compreendida pelos seus habitantes. Vivendo mais tempo nas suas habitações, muitos portugueses tiveram de conjugar as atividades familiares com as profissionais. Com isso, houve uma maior compreensão da inadequação de determinados espaços, a falta de conforto de muitas habitações e os deficientes níveis de isolamento térmico e acústico.

Por esse motivo, com um maior grau de exigência quanto à qualidade de construção, a reabilitação e construção de novos edifícios terá igualmente de ter em consideração as novas necessidades dos espaços arquitetónicos. Um desses componentes, indispensáveis para garantir uma melhor qualidade da construção, quer na valorização das condições de conforto térmico e acústico, quer nas condições de segurança anti-intrusão, é a instalação de janelas eficientes.

Importa sublinhar que a qualidade da envolvente construtiva dos edifícios é fundamental, já que cerca de 40% das perdas térmicas e entrada de ruídos indesejáveis ocorrem pelos vãos envidraçados. As janelas devem ser selecionadas com base nos seus requisitos estéticos, técnicos e funcionais. Janelas que apresentem um desempenho térmico e uma atenuação acústica mais elevada, permitindo aumentar as condições de conforto e reduzir a fatura energética (menor consumo de energia de aquecimento, no Inverno e de energia de arrefecimento, no Verão). Além disso, é indispensável selecionar soluções de janelas que possam demonstrar a sua eficiência através da etiquetagem energética (sistema CLASSE+ da ADENE). Janelas com Classe A+ serão decisivas para melhorar o desempenho energético do edifício.

Neste sentido, importa que os promotores imobiliários continuem a desenvolver os seus investimentos de reabilitação e construção de edifícios, tendo em conta os novos desafios e as novas formas de habitar. Edifícios com mais qualidade, maior conforto e eficiência energética.