Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

Não sei o que fazer, vou vender casas

23/06/2021

Acontece que todas têm destinatários/clientes os quais têm crescente exigência, porque a competitividade enorme que existe na generalidade das atividades, realmente tem tido como consequência destinatários ou clientes, sempre pessoas, cada vez mais exigentes.

É por isso que hoje ninguém se torna Consultor imobiliário, ou Agente Imobiliário, ou Vendedor Imobiliário, ou explicador de física quântica, por decreto. A possibilidade teórica de o decretar existe, porque inscrevi-me numa rede imobiliária, ou porque registei-me numa Imobiliária onde conheço muito bem um Senhor que lá trabalha, porque mandei fazer uns cartões muito bonitos que até têm a quinta cor em prateado, ou porque fiz uma página profissional no Facebook onde ofereço os meus serviços de explicador de física quântica, são tudo possibilidades, pouco mais do que isso.

No mundo real dos negócios que envolvem serviços, a verdade é que quem marca o ritmo dos resultados e do sucesso dos prestadores, são os clientes.

A realidade é que hoje proliferam soluções para qualquer pessoa que se encontre confrontada com qualquer tipo de necessidade imobiliária, esse facto gera como consequência óbvia muito maior exigência por parte dos clientes.

Hoje existem soluções agregadas a “ Vendedores / Agentes / Consultores “ (gosto de todas as denominações mas acho que a de Consultores é a que mais se aproxima dos atuais padrões de exigência ) que têm um nível de conhecimento sobre o mercado imobiliário onde atuam absolutamente fantástico, um nível de assertividade na identificação de recursos absolutamente notável, suportes tecnológicos surpreendentes, recursos administrativos de elevada eficácia, meios de divulgação incrivelmente abrangentes, plataformas comunicacionais muito sofisticadas e uma vontade de aprender, de estar na vanguarda dos diversos domínios que caracterizam a sua atividade realmente exímios.

É um facto que ainda não temos profissionalizado o acesso a esta atividade e também é um facto que por via da formação, da vontade de aprender, da consciência do teor competitivo, da vontade na permanente superação, que hoje, encontramos Consultores Imobiliários, fantásticos profissionais, envoltos num elevado e excelente nível de competências.

Posso ser explicador de física quântica? Sim, mas sem competências o fracasso está garantido.

Posso ser Vendedor de Casas? Sim mas…