Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

Os novos desafios

27/03/2024

A APEMIP tem neste em curso o alargamento da atividade da Associação, de forma a incluir os agentes imobiliários. Temos observado, efetivamente, que existem muito mais pontos em comum entre agentes imobiliários, profissionais do setor e mediadores imobiliários, do que fatores de divergência. 

Na sua génese, a APEMIP, como muitas outras associações empresariais, tem sido uma entidade predominantemente patronal, um modelo que está cada vez mais desatualizado e praticamente obsoleto, face às caraterísticas gerais do setor.

Noutros países, como Espanha, assistimos a uma capilarização de entidades representativas do imobiliário. Hoje, existe uma proliferação de largas dezenas de associações de mediação, de agentes, de atores no âmbito imobiliário, fator que conduziu a uma considerável falta de coesão e representatividade do setor como um todo. Esta fragmentação, tem levado a uma incapacidade de reação efetiva quando necessário, algo que se revela fundamental para que possamos responder de forma articulada e eficaz às exigências do mercado, protegendo e dignificando a sua atividade.

Para a APEMIP, o desafio de se tornar muito mais do que uma mera associação de empresas de mediação imobiliária é notável. Pretendemos evoluir para uma entidade que represente não só os interesses das empresas de mediação, mas também dos agentes imobiliários, tornando-nos assim a voz unificada de todo o setor imobiliário.

O corporativismo é essencial para que este mercado possa ser ouvido com clareza e determinação. Quanto maior for a união e representatividade, melhor será o “tom” dessa voz e mais eficaz será a nossa capacidade de influenciar o rumo das políticas e normas que afetam o mercado imobiliário. 

Por outro lado, o setor enfrenta um desafio considerável com a crescente influência da tecnologia, que não encaramos como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade para integrar de forma eficiente, as soluções tecnológicas que agora fazem parte integrante da nossa realidade. Muitos desses recursos, baseados em inteligência artificial, estão a transformar a comunicação, a imagem e a análise de dados, entre outras áreas.

Um aspeto crucial a considerar, é a enorme quantidade de dados gerados pelo setor imobiliário. Estes dados são de extrema relevância e, mais do que nunca, o setor deve ser capaz de utilizá-los de forma ética e responsável, visando o crescimento e o serviço aos clientes. Estamos empenhados em demonstrar como a análise inteligente desses dados pode contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor imobiliário, como um todo.