Manuel Reis Campos
Manuel Reis Campos
Presidente da CPCI e da AICCOPN

Reforçar o Associativismo é o caminho certo para as empresas

02/11/2022

No nosso setor, os desafios da transição tecnológica e digital e a necessidade de capacitar as empresas, sobretudo as PME’s, tendo em conta domínios prioritários como a Construção e Reabilitação 4.0, o BIM – Building Information Model, a Construção Industrializada e o desenvolvimento de novos processos, sistemas construtivos e materiais exigem apoios concretos e políticas públicas adequadas

A celebrar 130 anos, com um longo percurso na defesa do Setor, a AICCOPN é um exemplo vivo de um Associativismo dinâmico e disponibiliza um vasto leque de soluções orientadas para o exercício da atividade que lhe permitem estar permanentemente em ligação com o quotidiano das empresas. É uma Associação inovadora, independente, sustentável e constitui um incontornável parceiro social, que desenvolve um trabalho conjunto com as entidades reguladoras do Setor, em particular com o IMPIC e com a ACT, bem como com o sistema científico e tecnológico nacional, em diversos domínios relevantes para o tecido empresarial.

Cabe às nossas empresas um importante papel, uma vez que o País tem um PRR para executar e é essencial salvaguardar o posicionamento competitivo do tecido económico nacional, tornando-se crítico definir um rigoroso planeamento e calendarização dos investimentos, assegurando um atempado e correto lançamento dos concursos e a sua célere adjudicação. Mas, como temos afirmado, o investimento público é decisivo, mas não basta. É necessário reduzir a carga fiscal incidente sobre as empresas e sobre o imobiliário, eliminando o AIMI (o IMI que reverte para o Estado) e alargando a aplicação da taxa reduzida do IVA a toda a construção, reabilitação e manutenção de habitação. A celeridade do licenciamento é uma questão essencial, sobretudo nesta conjuntura de elevada incerteza, em que a estabilidade legislativa e fiscal são essenciais para assegurar a confiança dos investidores nacionais e estrangeiros. São exemplos de soluções concretas que defendemos e que são necessárias. As empresas do Setor são decisivas e, neste contexto, o Associativismo é mais importante do que nunca. Em conjunto, podemos defender melhor os interesses do Setor e do País.

Ao longo da sua história, a AICCOPN tem assentado a sua atuação nos princípios que estiveram na origem da sua fundação, o rigor, a qualidade e a mestria. O sólido percurso associativo dá-nos a força necessária para apoiarmos o tecido empresarial neste que é um dos seus momentos mais desafiantes. Queremos contar com todos, independentemente da sua dimensão ou especialidade. Juntos, seremos mais fortes e capazes de responder a este grande objetivo que é construir um futuro sustentável para Portugal.