Mariana Simões
Mariana Simões
Técnica de Novos Sistemas da ADENE – Agência para a Energia

Requalificar para descarbonizar

02/11/2022

A transição energética está a ocorrer a uma velocidade sem precedentes, dando origem a um grande desafio: a falta de competências e de trabalhadores qualificados.

Consciente que a requalificação de profissionais é crucial para o cumprimento dos objetivos traçados pela UE, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou 2023 como o Ano Europeu das Competências, enaltecendo a importância das “competências verdes” para alavancar a transição energética.

Alinhada com esta necessidade, a ADENE, que detém atualmente a presidência da Rede Europeia de Energia (EnR), apresentou, a 17 de outubro, em Malta, os resultados preliminares de um estudo realizado sobre a importância dos “Green Jobs”. Este estudo evidencia a importância de criar medidas que contribuam ativamente para a promoção e desenvolvimento de “empregos e competências verdes”. Antecipa diversos eixos de atuação para a concretização de medidas como o reforço desta preocupação nas políticas públicas, o acompanhamento das necessidades do mercado, o maior reconhecimento e valorização das competências e a partilha de conhecimentos entre diferentes stakeholders. A versão preliminar do estudo passará agora por um processo de auscultação de várias entidades chave neste tema, fomentando a troca de conhecimento intersectorial que permita uma melhor correspondência entre as necessidades setoriais e a classe trabalhadora existente e futura.

É certo que as “competências verdes” (ou “green skills” como a European Skills Agenda as apresenta), são a alavanca necessária para suportar a resposta eficaz aos objetivos traçados pela UE. Mas como podemos agilizar a sua transmissão eficaz a todos os profissionais?

Atenta à necessidade de qualificação dos profissionais, a ADENE conta com a Academia ADENE (www.academia.adene.pt) que tem como missão a capacitação dos técnicos e transferência de conhecimento nas suas áreas de atuação. Atualmente é uma entidade formadora de referência no setor da Energia, reforçando as competências e qualificações dos profissionais, nas temáticas da certificação energética de edifícios, eficiência energética, energias renováveis, eficiência hídrica e mobilidade eficiente.

Contando ainda com o Portal casA+ (www.portalcasamais.pt) que reúne empresas e profissionais qualificados que operam em diversas áreas de atuação para a valorização da eficiência energética e hídrica na habitação. Promovendo, em articulação com associações sectoriais, a realização de formações e sessões informativas com vista à melhoria das competências e da qualificação dos profissionais e empresas que nele se encontram registados. Estas ações focam-se nas “competências verdes”, contribuindo para a tão necessária requalificação da mão-de-obra que é determinante para fazer acontecer no terreno a descarbonização do nosso edificado.

Caberá a cada um decidir se quer ir à “boleia” da transição energética ou se prefere agarrar no volante, rumo à descarbonização!