É certo que a diversidade geográfica foi também responsável pela diversidade de desafios e conquistas. A mediação não só transaciona pequenos terrenos rurais como enormes edifícios urbanos. Portanto, isso levou a que houvesse uma heterogeneidade gigante em todo o setor. No percurso, houve desafios de teor político, tecnológico, legislativo e competitivo.
A realidade é que chegámos onde estamos agora. Encontramos um setor muito bem preparado, com uma enorme cobertura territorial, muito recetivo em incorporar soluções tecnológicas, procedimentos que zelem pela transparência e rigor – elementos indispensáveis numa transação imobiliária. É um setor sempre atento às novas tendências e visões. Aqueles que tiveram, ao logo das últimas décadas, responsabilidades mais relevantes na representatividade do setor foram capazes de acentuar essa relevância.
Daqui para frente os desafios do setor imobiliário serão ainda maiores. O nível exigência não vai reduzir. Pelo contrário: vai aumentar. A competitividade também se vai estender. Além disso, os clientes serão cada vez mais exigentes e informados. Hoje, todo o setor está capacitado com um maior sentido de responsabilidade relativamente ao seu papel. Portanto, estamos muito confiantes em enfrentar os tempos que se aproximam.
Este cenário também tem conduzido a que muitas pessoas – talvez demasiadas pessoas – procurem na atividade imobiliária um novo caminho profissional. Esta grande adesão de pessoas coloca também às empresas novas responsabilidades e desafios, para não defraudar quer as expectativas de todas estas pessoas que vêm trabalhar para o setor quer para manter o nível de exigência e segurança para o consumidor.
Cada vez mais, as empresas de Mediação Imobiliária têm a enorme responsabilidade de conseguirem incorporar as pessoas que recrutam de modo eficaz, rentável e útil, permitindo simultaneamente que estas encontrem um novo e gratificante projeto profissional.
Mas, não haverá espaço para todos. Haverá espaço para aqueles que por reunirem grande panóplia de recursos e conhecimentos, consigam ser efetivamente úteis aos seus clientes.
Os clientes – cada vez mais esclarecidos e rigorosos – vão querer uma resposta adequada a todas as suas necessidades. Além disso, mais do que corresponder às expetativas dos clientes, é preciso surpreendê-los, através de soluções inovadores e disruptivas. E o setor imobiliário está pronto para isso mesmo.