Na Europa, observamos que temas como a circularidade e a descarbonização, que representam pilares fundamentais da verdadeira sustentabilidade, estão a ganhar cada vez mais destaque. Em Portugal, mantêm-se infelizmente circunscritos a um grupo de investidores que ousa construir de forma responsável e à prova de futuro.
Na Reynaers Aluminium, orgulhamo-nos de já utilizar 66% de alumínio reciclado e de baixo carbono como standard das nossas soluções, o que reflete a nossa missiva de tornar a sustentabilidade igualmente transversal a todos os produtos e, também, processos. Conseguimos nomeadamente alcançar um mínimo de 85% de alumínio reciclado, dependendo da solução. Se houvesse mais alumínio disponível para reciclar, mais utilizaríamos. Contudo, o alumínio é de tal forma durável que a disponibilidade em fim de vida ainda é insuficiente. Gostamos sempre de lembrar que é infinitamente reciclável sem perder qualidade. Ou seja, de janelas velhas podem fazer-se janelas novas, exatamente com o mesmo valor. Verdadeiramente circular, portanto.
A Reynaers Aluminium, como parte do Grupo Reynaers, é uma das 3.800 empresas do mundo que se comprometeram com o ambicioso programa ambiental SBTi. A iniciativa Science Based Targets (SBTi) é uma parceria ambiental entre a WWF e as Nações Unidas que estabelece objetivos de redução de emissões, para empresas de todo o mundo. A sua missão é "impulsionar uma ação ambiciosa das empresas em matéria do clima", uma vez que apoiam as empresas com objetivos claros e baseados na ciência, ajudando-as a desenvolver a sua atividade com êxito e de uma forma mais ecológica.
O património construído, hoje, com base nas verdadeiras boas práticas ambientais terá ainda mais valor no futuro. É apenas uma questão de tempo até que enquadramento normativo inequívoco relacionado a essas questões se torne uma realidade em Portugal. Tanto a nível nacional como à escala global, acreditamos que os fornecedores de soluções desempenham um papel crucial na liderança desse processo. E a competitividade? Uma abordagem holística, especialmente por parte dos fornecedores de soluções, é a forma de entregar valor sem perder competitividade: otimizar soluções conjuntas que entregam valor a curto, médio e longo prazo e, paralelamente, assegurar uma resposta integrada, e eficaz, em todas as fases e junto de todos os intervenientes no projeto.