Paulo Caiado
Paulo Caiado
Presidente da Direção Nacional da APEMIP

Vamos a votos!

16/11/2022

Numa democracia adulta, viva e de boa saúde, exige-se a todos os cidadãos o uso pleno da sua cidadania através de participação ativa e interventiva nas mais variadas facetas da sua vida em sociedade.

Nas agremiações, sindicatos ou associações, da mais diversa índole, exige-se o exercício do mesmo poder de cidadania. Não basta pagar quotas e depositar o voto para a escolha dos órgãos sociais de quando em vez. Na Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), que esta sexta-feira realiza eleições para os seus corpos dirigentes, queremos que a participação dos seus associados seja constante e atuante. Mais, queremos alargar a sua base de representatividade identificando a metodologia para que aos Agentes Imobiliários/Profissionais imobiliários seja possível encontrar espaço à sua inserção e participação na associação.

A lista única que se apresenta a sufrágio é amplamente representativa do sector. Dir-se-á: a apresentação de uma única lista é redutora do diálogo e do contraditório. Teoricamente temos tendência a concordar, mas na prática queremos desmenti-lo. Queremos que a lista que se apresenta para gerir os destinos da associação para o triénio 2023-2025, seja, o mais possível, aberta à contribuição e participação dos seus associados, que atenda aos seus anseios e reivindicações.

O seu Programa Eleitoral aponta para uma série de objetivos que, se atingidos, irão profissionalizar e credibilizar ainda mais o setor da mediação. Os objetivos propostos são claros, objectivos e ambiciosos.

Destaco aqui alguns dos mais estruturantes: a generalização do código de ética e deontológico junto dos associados; a concretização do Portal CasaYes como a verdadeira plataforma de referência (que reduza a dependência de outros portais), incrementando a cooperação entre distintas empresas; tornar a Academia APEMIP como uma referência na formação imobiliária; a efetiva concretização de um Gabinete de Estudos que proporcione informação atual e tratada sobre o setor aos associados; a expansão da presença da APEMIP nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores; a realização da 1.ª Convenção Nacional, evento nacional verdadeiramente agregador do setor; a criação de um Conselho Estratégico Internacional, órgão consultivo cujo objetivo será a procura global de tendências, de práticas, de modelos relevantes ao progresso dos nossos associados e do setor.

Acreditamos que estamos a cumprir a nossa missão, dar voz a todos os associados e profissionais do sector e levar o nosso sector ainda mais longe. 

Todos, Às urnas!