António Gil Machado
António Gil Machado
Diretor da Vida Imobiliária

Vivemos um momento de viragem!

12/05/2021

A retoma do mercado vai ser alimentada pela expectativa de um Plano de Recuperação e Resiliência, que pela primeira vez tem a habitação e a reabilitação urbana como um dos grandes eixos de investimento dos fundos europeus.

Perante uma tal oportunidade, é fundamental estarmos todos preparados para aproveitar um momento histórico e único, que não se vai repetir. E temos todos que estar preparados e à altura deste desafio.

Desde logo os protagonistas públicos, que tem de operacionalizar os programas de acesso aos fundos. As regras são muitas, mas ter soluções efetivas e que simplifiquem o acesso por quem precisa é essencial. Ainda entre os protagonistas públicos, agilizar procedimentos de licenciamento é critico.... mesmo para os promotores públicos.

Um pequeno episódio, foi com um sorriso que ouvi a Secretária de Estado da Habitação a referir a lentidão da execução de alguns programas públicos pela teia da burocracia dos licenciamentos. Uma oportunidade para o poder público poder olhar para esta teia legal!

Mas a execução dos fundos europeus depende muito também da capacidade de resposta da fileira industrial e da construção. Como podemos potenciar a indústria nacional, respeitando todos os compromissos europeus, é um desafio que fica presente para o futuro próximo. Neste capítulo em especial, um alerta para a falta de mão-de-obra e para a emergência de um esforço de formação que permita voltar a dotar o país uma força de trabalho preparada para o desafio de uma década!

Aos promotores e investidores imobiliários exige-se uma responsabilidade nova e acrescida, para com um espírito construtivo poderem ser parceiros e trabalhar com as ferramentas públicas, em especial no desenvolvimento de habitações sustentáveis e acessíveis.

Um novo paradigma sustentável

O presente momento é novo também numa consciência cada vez mais presente de realizamos um desenvolvimento realmente sustentável. Não é apenas na dimensão energética, mas antes numa visão holística e alargada de sustentabilidade. Desde a produção dos materiais e das suas matérias primas, passando pela capacidade de reciclar em obra, à eficiência energética da vida dos edifícios ou à sustentabilidade económica e social das cidades que estamos hoje a construir.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2021, que a Vida Imobiliária organiza com o apoio do Jornal Público Imobiliário, estou certo, vai ser recordada como o momento em que resgatando de novo a nossa vida, lançamos as bases de um novo futuro!