1: Não serve um vidro qualquer
O vidro ocupa cerca de 80% da superfície da janela, pelo que esta ppode não ser eficiente se o vidro não for o adequado. A ANFAJE aconselha a ter em conta três componentes principais: isolamento térmico, acústico e segurança. Das várias soluções disponíveis, existem vidros isolantes de elevado desempenho para isolar do frio e do calor, (vidros baixo emissivos, vidros de controlo solar e vidros baixo emissivos com controlo solar), vidros acústicos para isolar ruídos ou vidros laminados para melhorar a segurança. É fundamental pensar na função que pretendemos para as novas janelas eficientes e qual o tipo de vidro que melhor se adequa.
2: Pontos frágeis na construção existente
Mesmo que se opte por um vidro de elevado desempenho e mais adequado às necessidades, é fundamental ter em conta que podem existir pontos débeis sendo, por exemplo, necessário melhorar o isolamento da caixa de estore existente quando se escolhe um vidro acústico para isolar do ruído.
3: Isolar-se devidamente do frio e do calor
Quando se escolhem novas janelas eficientes, é fundamental ter em conta que estas têm de ter um desempenho adequado 365 dias no ano. Atualmente, podem-se escolher vidros de elevado desempenho que melhoram o isolamento, no inverno, e protegem do calor, no verão. Com isto, é possível garantir a poupança nos custos da fatura energética, diminuindo os custos com aquecimento e arrefecimento.
4: Perfis das caixilharias e materiais
Cada material dos perfis de caixilharias (aço, alumínio, ferro, madeira ou PVC) tem as suas caraterísticas, que podem apresentar altos desempenhos de isolamento térmico e acústico, sempre que sejam complementados com vidros de elevado desempenho. A ANFAJE recomenda ter em conta os valores da transmitância total da janela (valor Uw), valor que quanto menor for, melhor será o desempenho térmico.
5: Contar com um instalador profissional
A instalação de janelas eficientes deve ser executada de forma correta. Para isso, existem determinados parâmetros, conhecimentos e processos para os quais é melhor contar com um profissional ou empresa de referência, que ofereça o cumprimento de todas as garantias e assuma o após-venda.
6: O isolamento acústico
As janelas também isolam do ruído indesejável proveniente do exterior, pelo que é importante pensar em combinar o desempenho térmico com o conforto acústico da casa.
7: Manter a estética do edifício
As fachadas dos edifícios pertencem ao condomínio e deve-se evitar “quebrar” o equilíbrio e a estética arquitetónica do edifício. Ao escolher as novas janelas eficientes é necessário garantir a cor da caixilharia e do vidro que não comprometa a estética existente.