SOLUÇÃO CASA

CIN, marca histórica que apoia a arte da reabilitação urbana

Desde a pequena fábrica no norte à marca dinâmica e inovadora, a CIN tem consolidado a sua exigência e rigor como valores característicos desde a sua génese. Aos visionários empreendedores do início foram-se juntando muitas centenas de profissionais, revendedores, fornecedores e parceiros que nos ajudaram a percorrer este caminho de crescimento e inovação contínuo.

A marca CIN está presente, de forma sólida e consistente, em três principais segmentos de mercado: Construção Civil, Indústria e Proteção Anticorrosiva. Os marcos de liderança em todos os mercados são possíveis graças a uma equipa de mais de 1400 colaboradores, em 15 países, com presença direta em Portugal, Espanha, França, Polónia, Turquia, Angola, Moçambique, África do Sul e México; e exportando para vários mercados da Europa Central, América Latina e África. Cerca de 10% dos colaboradores da CIN estão alocados à área de Investigação e Desenvolvimento – um dos fatores que nos permite apresentar um volume de negócios consolidado de 241 milhões de euros, e de ser considerado, em 2019, o 16º maior fabricante europeu de tintas e o 48º a nível mundial.

A CIN está presente na vida dos seus clientes em várias fases das suas vidas, passando geração em geração como a escolha mais acertada, possibilitando a extensão de personalidades a inúmeros projetos, privilegiando sempre a qualidade e durabilidade dos seus produtos e conjugando-os com uma alargada paleta de cores: das mais históricas às mais trendy. É disso exemplo o já icónico catálogo Color Revelation, uma referência incontornável da arquitetura, do design e da decoração de interiores que a CIN lançou em 2020, apresentando Pink Oyster como a cor eleita para marcar o ano. A nova cor idealizada pela CIN foge por completo ao convencional para, com a sua tonalidade delicada e suavidade única, despertar simpatia, doçura e otimismo.

Reconhecida pelo rigor e pela aposta contínua em Investigação & Desenvolvimento, a CIN aposta na reinvenção e criação de novos produtos de forma a corresponder às necessidades de cada cliente, profissional ou individual, conferindo-lhe as melhores soluções para cada projeto. Assim, a história da CIN tem sido estruturada pela resistência, perseverança e unidade, apresentando ao mercado produtos inovadores e de alta qualidade, que também se manifestam na arte da reabilitação urbana.

A marca CIN está presente em inúmeros projetos de construção de raiz, mas também em muitos outros destinados à conservação e reabilitação urbana – uma arte que tem por base o respeito pela memória do edificado -, e para a qual a CIN disponibiliza uma ampla gama de produtos que pretendem ajudar os profissionais nos desafios da reabilitação, procurando devolver vida e brilho a cada lugar, respeitando a memória do edificado.

Ao longo da nossa história temos participado na reabilitação de alguns espaços icónicos, tais como o Teatro Tivoli BBVA, Hotel Pestana no Terreiro do Paço, em Lisboa, Palacete Araújo Porto ou o Teatro Rivoli, no Porto.

A degradação dos centros históricos e a necessidade de devolver luz, harmonia e personalidade a edifícios emblemáticos, fez com que a CIN incorporasse no seu portefólio uma gama de produtos específicos que pudessem ajudar os profissionais na arte da reabilitação urbana. Um desses exemplos é Cinoxano Mineral, uma tinta de base aquosa para fachadas, que alia o aspeto mineral, muito apreciado em zonas históricas, a uma permeabilidade ao vapor de água e impermeabilidade à água em estado líquido. Estudámos e criámos um produto que se adequasse especificamente a edifícios antigos, em que os rebocos existentes – bastardos à base de cal-, exigem uma tecnologia particular para assegurar a evaporação da humidade existente no interior das paredes. A inovadora tecnologia de Cinoxano Mineral foi reconhecida pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – que, após vários ensaios comparativos, concluiu favoravelmente, sobre a adequabilidade da aplicação de Cinoxano Mineral na conservação e reabilitação de edifícios antigos, como se comprova no presente Documento de Aplicacção (DA 107).

CIN_Colour Trends 2020_Project Photos (3).jpg

A pensar nos interiores, a CIN criou a tinta VinylClean – uma tinta mate super lavável cuja fórmula incorpora partículas micronizadas, de última geração que lhe conferem uma máxima resistência à remoção de nódoas. Mas o processo de reabilitação urbana entende-se a outras superfícies, sendo, muitas vezes necessário proteger e decorar madeiras e metais. Por este motivo, o desenvolvimento tecnológico e a inovação da CIN desenvolveu AC-Thane, um esmalte aquoso com tecnologia ultra inovadora baseada numa nova formulação enriquecida com poliuretano e com um acabamento setinado, ultra-suave que lhe confere uma maior durabilidade. A rapidez de secagem e a considerável redução no impacto ambiental são características diferenciadoras que lhe são reconhecidas e que tornam este esmalte como a melhor solução para proteção de madeiras e metais em interior e exterior.

A pensar também na reabilitação e proteção dos soalhos em madeiras – também eles muitos presentes em projetos de reabilitação, CIN tem disponível a gama de vernizes para soalhos – Durocin – um leque de produtos, de base aquosa e solvente, adaptáveis a todo o tipo de necessidades, atendendo às características de resistência química ou de preferência de brilho.


Interior Photos_ CIN_Colour Trends 2020_Pink Oyster #E735.jpg

Os projetos de reabilitação urbana comportam um conjunto de processos complexos e rigorosos que exigem um cuidado e respeito pela história e arquitetura de cada edifício. As soluções CIN têm sido desenvolvidas para dar as melhores respostas, reconhecidas por profissionais e consumidores, e para fazer jus à beleza de cada espaço. A qualidade, rigor e inovação são elementos base de uma marca com mais de 100 anos de existência que pretende continuar a ser relevante e surpreendente para os seus clientes.

Relacionados